Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Escolas municipais apresentam atividades culturais e esportivas do Programa Mais Educação
18/11/2016 - Secretaria de Educação

Rennan Melo


Foi com empolgação e comprometimento que a Escola Elizabeth Ferreira, localizada no bairro do Renascer II, recebeu a II Mostra do Programa Mais Educação – Polo II. O evento, que aconteceu nesta quinta-feira (17), contou com a participação de alunos, professores e membros da Secretaria da Educação de Cabedelo (Seduc), que tiveram a oportunidade de prestigiar apresentações artísticas e culturais dos jovens participantes do programa. 

A Mostra reuniu seis escolas municipais e contou com apresentações de corais, capoeira, judô, artesanato, teatro e música. O Mais Educação é um programa do Governo Federal que incentiva as escolas a ampliarem a jornada escolar, e fornece recursos para que essas instituições possam oferecer atividades complementares (esportes, artes, literatura e outros) para os alunos. 

“Nós estamos sediando esse evento aqui hoje, pois entendemos a importância dele e do programa Mais Educação para o desenvolvimento da escola brasileira. É um programa que tem que ser levado a sério. E hoje é uma alegria trazer aqui na nossa escola os resultados desse trabalho”, destaca o diretor da Escola Elizabeth Ferreira, Petrônio Beltrão. 

O Mais Educação chegou ao município de Cabedelo em 2009 e está inserido em vinte escolas. Hoje, o programa conta com cerca de 4 mil alunos participantes. “É maravilhoso que esses jovens estejam realmente interessados em participar das atividades, especialmente nos esportes, como o judô e a capoeira”, explica a coordenadora pedagógica da Seduc e idealizadora do evento,  Eliane Souza. 

Para os alunos participantes do programa, a sensação é de satisfação por poder aprender mais uma atividade e mostrar para os colegas o resultado das aulas realizadas. “Eu já conhecia a capoeira antes da escola trazer as aulas, mas aí pude aprender muito mais. Hoje foi bem legal poder mostrar aos colegas de outras escolas o que a gente aprendeu, é até bom para incentivar mais alunos a entrarem nos projetos”, diz Laura Stephanie, de 12 anos, aluna da Escola Vereador Pedro Américo e praticante de capoeira. 

Durante a tarde, não foram só os alunos que se sentiram especiais. O professor de judô Tonynho, que ensina na Escola Maria das Graças e também nas Escolas Vereador Pedro Américo, destacou a importância de um evento como esse. 

“Essa apresentação de hoje é importante para a divulgação do trabalho da gente, tanto para mim quanto para os judocas, pois eles podem mostrar o que eles aprendem dentro da sala de aula e incentivar outros alunos a participarem também. O judô é mais que uma modalidade de luta. Não é a briga, não é o combate e, sim, a formação do cidadão dentro da sociedade. E é isso que eu faço aqui. Há alguns anos, alguém fez isso por mim e hoje é meu momento de retribuir, de acreditar no potencial desses jovens. Eu digo que a gente forma esses alunos para a vida”.

Escolas participantes – Nesta edição do Mais Educação, participaram as Escolas Vereador Pedro Américo - que trouxe coral de vozes e capoeira; Adjunto Carlos de Morais -  apresentando judô e expondo pela quadra atividades de artesanato, orientação de leitura e estudos; Maria das Graças - trazendo literatura de Cordel e judô; José Veríssimo de Andrade - apresentando Maculelê; Plácido de Almeida -  com peça teatral; e Elizabeth Ferreira que, além de sediar o evento, apresentou o Hino de Cabedelo.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180