Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Escolas municipais apresentam atividades culturais e esportivas do Programa Mais Educação
18/11/2016 - Secretaria de Educação

Rennan Melo


Foi com empolgação e comprometimento que a Escola Elizabeth Ferreira, localizada no bairro do Renascer II, recebeu a II Mostra do Programa Mais Educação – Polo II. O evento, que aconteceu nesta quinta-feira (17), contou com a participação de alunos, professores e membros da Secretaria da Educação de Cabedelo (Seduc), que tiveram a oportunidade de prestigiar apresentações artísticas e culturais dos jovens participantes do programa. 

A Mostra reuniu seis escolas municipais e contou com apresentações de corais, capoeira, judô, artesanato, teatro e música. O Mais Educação é um programa do Governo Federal que incentiva as escolas a ampliarem a jornada escolar, e fornece recursos para que essas instituições possam oferecer atividades complementares (esportes, artes, literatura e outros) para os alunos. 

“Nós estamos sediando esse evento aqui hoje, pois entendemos a importância dele e do programa Mais Educação para o desenvolvimento da escola brasileira. É um programa que tem que ser levado a sério. E hoje é uma alegria trazer aqui na nossa escola os resultados desse trabalho”, destaca o diretor da Escola Elizabeth Ferreira, Petrônio Beltrão. 

O Mais Educação chegou ao município de Cabedelo em 2009 e está inserido em vinte escolas. Hoje, o programa conta com cerca de 4 mil alunos participantes. “É maravilhoso que esses jovens estejam realmente interessados em participar das atividades, especialmente nos esportes, como o judô e a capoeira”, explica a coordenadora pedagógica da Seduc e idealizadora do evento,  Eliane Souza. 

Para os alunos participantes do programa, a sensação é de satisfação por poder aprender mais uma atividade e mostrar para os colegas o resultado das aulas realizadas. “Eu já conhecia a capoeira antes da escola trazer as aulas, mas aí pude aprender muito mais. Hoje foi bem legal poder mostrar aos colegas de outras escolas o que a gente aprendeu, é até bom para incentivar mais alunos a entrarem nos projetos”, diz Laura Stephanie, de 12 anos, aluna da Escola Vereador Pedro Américo e praticante de capoeira. 

Durante a tarde, não foram só os alunos que se sentiram especiais. O professor de judô Tonynho, que ensina na Escola Maria das Graças e também nas Escolas Vereador Pedro Américo, destacou a importância de um evento como esse. 

“Essa apresentação de hoje é importante para a divulgação do trabalho da gente, tanto para mim quanto para os judocas, pois eles podem mostrar o que eles aprendem dentro da sala de aula e incentivar outros alunos a participarem também. O judô é mais que uma modalidade de luta. Não é a briga, não é o combate e, sim, a formação do cidadão dentro da sociedade. E é isso que eu faço aqui. Há alguns anos, alguém fez isso por mim e hoje é meu momento de retribuir, de acreditar no potencial desses jovens. Eu digo que a gente forma esses alunos para a vida”.

Escolas participantes – Nesta edição do Mais Educação, participaram as Escolas Vereador Pedro Américo - que trouxe coral de vozes e capoeira; Adjunto Carlos de Morais -  apresentando judô e expondo pela quadra atividades de artesanato, orientação de leitura e estudos; Maria das Graças - trazendo literatura de Cordel e judô; José Veríssimo de Andrade - apresentando Maculelê; Plácido de Almeida -  com peça teatral; e Elizabeth Ferreira que, além de sediar o evento, apresentou o Hino de Cabedelo.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180