Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Mutirão Novembro Azul 2016 em Cabedelo realiza 150 exames gratuitos de prevenção
18/11/2016 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio


Palestras, exames gratuitos e orientação sobre saúde do homem. Foram essas as principais atividades que marcaram o Mutirão Novembro Azul realizado nesta sexta-feira (18) pela Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab). As ações aconteceram no Anexo II da Policlínica Leonard Mozart. 

O Mutirão ofertou, gratuitamente, 150 exames clínicos especializados na prevenção do câncer da próstata. A iniciativa buscou levar informações sobre a saúde masculina, principalmente quanto à prevenção ao câncer que mais mata homens na Paraíba. Para a atividade, a Sescab disponibilizou dois urologistas especialistas para atendimento à população e aos funcionários municipais lotados na Secretaria de Mobilidade Urbana, Guarda Municipal, Caps I e Caps II. 

Na programação ainda houve espaço para palestras sobre “Prevenção do câncer de próstata” e “Cuidados com a saúde do homem”; atendimento médico especializado com urologistas com consultas pré-agendadas; mutirão com atendimento clínico para solicitação de exames; e testes rápidos para DST/ Aids. Os usuários que previamente fizeram o exame de PSA sanguíneo, quando necessário, foram prontamente encaminhados para o exame clínico de toque retal.

Para a população masculina que lotou o auditório de palestras, a cada dia vem reduzindo o preconceito do homem em submeter-se ao mais importante exame de prevenção ao câncer de próstata: o toque retal.

“A campanha é importante, pois incentiva nas pessoas a busca pela prevenção, ao invés de tentar curar um problema sério como o câncer. Já é o segundo ano que compareço e trago gente da família comigo também”, comentou José Silvério, de 48 anos, morador de Renascer.

Tudo azul em Cabedelo - O Novembro Azul é voltado para os homens acima dos 40 anos. Focada na luta contra o câncer da próstata, através da prevenção e do grito de “Não, ao preconceito!”, a Campanha 2016, em Cabedelo, prevê superar os números obtidos em 2015. No ano passado, as atividades de prevenção atingiram a marca de 1.408 consultas e exames da próstata. Até o primeiro semestre deste ano, segundo a Sescab, já foram realizadas 630 consultas e exames preventivos nesta especialidade. 

“As recentes campanhas do Novembro Azul em Cabedelo foram decisivas na obtenção desses resultados, contribuindo bastante na quebra do preconceito ainda existente entre os homens, quando precisam submeter-se ao exame de toque retal. Percebemos, inclusive, considerável aumento na procura do exame urológico no dia a dia, independente de haver campanha ou não. Isso traz eficiência ao serviço prestado pelo município, mas, principalmente, contribui para a efetiva prevenção ao câncer da próstata, um dos mais incidentes na população masculina”, destaca a diretora do Hospital Anexo II, Elisandra Chaves.

Secom Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180