Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Inscrições para Prêmio Hermes Nascimento são prorrogadas até o dia próximo dia 30
22/11/2016 - Secretaria de Educação

Thiago Pantera



A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio das Secretarias de Educação (Seduc) e de Cultura (Secult), prorrogou, até o dia 30 de novembro, as inscrições para o Concurso Cultural “Prêmio Hermes Nascimento” nas duas modalidades: Comunidade Cabedelense e Escola. As inscrições estão sendo realizadas na Seduc, das 9h às 14h. A entrega dos trabalhos também deve ser realizada até às 14h do data limite.  

O regulamento da Modalidade Escola pode ser acessado aqui, e o da Comunidade Cabedelense, aqui. 

A seleção dos trabalhos acontece de 1 a 7 de dezembro. O Concurso faz parte das ações do Ano Cultural Hermes Nascimento, iniciado oficialmente no mês de abril, por meio do decreto nº 14/2016, e visa incentivar nas escolas e entre a comunidade cabedelense a pesquisa sobre a cultura local e o estudo da obra de Hermes –  poeta, compositor, autor da letra do Hino Oficial de Cabedelo, pesquisador da cultura popular e da história do município, restaurador da Nau Catarineta e de outras danças populares. 

A modalidade Comunidade Cabedelense é aberta a todos os cidadãos residentes em Cabedelo ou que exercem atividade profissional na cidade, e aborda três categorias, todas sobre a vida e a obra de Hermes Nascimento: Produção de texto poético (clássico ou popular); Criação Musical (samba ou outro gênero musical como rap, embolada, cantoria, ciranda); e Teatro (texto de Cordel). Serão classificados cinco produtos artísticos, individuais e coletivos, com valor total do Prêmio em R$ 2.600,00. 

Já na modalidade Escola, participam escolas da Rede Pública Municipal de Cabedelo com trabalhos de alunos, orientados pelos professores, em diversos temas – de pintura à dança e produção textual, de acordo com o nível de escolaridade. O investimento é de R$ 9.600,00, distribuídos entre os 31 prêmios,  individuais e coletivos.

Mais informações pelos telefones: 3250-3135 (ramal 208) e 3228-6381; pelo e-mail: anoculturalhermesnascimento@gmail.com, ou ainda na sede da Seduc, localizada na avenida Pastor José Alves de Oliveira, s/n, Camalaú.

Artista eclético -  Hermes Nascimento nasceu em 09 de julho de 1927, em Cabedelo. Filho de José Francisco do Nascimento e Maria Hosana do Nascimento cresceu alimentando uma grande paixão por ciranda, coco e roda, boi de reis; e pela arte literária (poesia, sobretudo) e teatro. Além de participar dos folguedos, tornou-se pesquisador e lutou para transmitir e divulgar a cultura popular, regional e nacionalmente. 

Foi cantor, compositor, pesquisador de cultura e folclore, mestre da Nau-Catarineta e restaurador. É dele a letra do hino de Cabedelo, de 1974, que foi musicada por Mauricio Matos Gurgel.  Faleceu em 10 de outubro de 2001, aos 74 anos de idade.

Algumas obras – Nau Catarineta, sua origem e sua história; Nau Catarineta e a Barca de Cabedelo; Roteiro poético de Cabedelo; Cabedelo remoto e atual; Roteiro poético da visita do Papa João Paulo II ao Brasil; Abraão, o vingador; Cacique Arinê – sua vida sua história; Meus poemas na visita pastoral – D. José Maria Pires, Arcebispo da Paraíba; O que é literatura de cordel – sua origem, história e exemplo; Ciranda da Zona Sul; e Ciranda de norte a sul. 

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180