Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo recebe, pela 3ª vez, Selo Unicef por ações em prol da criança e do adolescente
23/11/2016 - Secretaria de Educação

Google imagens


Pela terceira vez consecutiva, o município de Cabedelo recebeu o reconhecimento do Unicef pelo trabalho que vem realizando em prol das crianças e dos adolescentes. O Selo Unicef – Município Aprovado foi concedido à cidade, e a entrega oficial acontece no dia 1º de dezembro, no Centro Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. 

O certificado é um reconhecimento internacional concedido aos municípios pelos avanços reais e positivos na vida de crianças e adolescentes, valorizando o esforço das gestões em ampliar e melhorar políticas públicas que promovam, protejam e realizem direitos de crianças e de adolescentes. 

Dentre as atividades realizadas pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) que foram destaques para a concessão do Selo está a Semana do Bebê, que, ano após ano, ganha destaque estadual e nacional por abordar temas da primeira infância e atuar junto aos órgãos competentes nas melhorias dos indicadores sociais. 

A instituição da Semana do Bebê em Cabedelo foi formalizada pela lei municipal nº 1.658/2013. Após a publicação, foi formada a Comissão Executiva da Semana do Bebê, que é composta por representações das Secretarias de Educação, Ação e inclusão Social, Saúde, Esporte, Cultura, Associações de bairro, Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente (CDMCA) e Sociedade Civil, e conta também com o apoio da Rede de Proteção Integral da Criança e do Adolescente.  

Cabedelo vem mostrando êxito nessa temática por meio da melhoria dos indicadores sociais. Índices como o da Cobertura Vacinal Pentavalente, que em 2014 chegaram a 90,6%, e no ano passado atingiram os 92%. Além da proporção de crianças menores de quatro meses com aleitamento materno exclusivo, que conseguiu em 2015 atingir 72,59%, ultrapassando a meta do Estado, que é 66,41%.

“O Selo Unicef só demonstra que estamos no caminho certo. Muito se foi feito nos últimos três anos na cidade, buscando melhorias na qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes. Mas muito ainda precisa ser feito. Esse certificado corresponde a um conjunto de informações que levam a considerar a experiência como exitosa. O melhoramento dos indicadores sociais referentes à saúde e educação e a institucionalização da Semana do Bebê são os mais relevantes, além da capacidade do município de mobilizar a sociedade local para a importância da primeira infância”, destaca a articuladora do selo Unicef em Cabedelo, Nadja Santos Araújo. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180