Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
OPERAÇÃO VERÃO - Prefeito recebe e debate projeto para ordenamento da orla de Cabedelo visando o veraneio
24/11/2016 - Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura

Thiago Pantera


O prefeito Leto Viana reuniu-se, nesta quarta-feira (23), com secretários e equipes técnicas que compõem o grupo de articulação e operacionalidade da Operação Verão. O encontro de trabalho, que aconteceu no Auditório do Gabinete (Casa do Alemão), serviu para a apresentação e discussão do projeto, que busca, entre outras providências, soluções para o ordenamento da orla de Cabedelo visando o período de veraneio.

A Operação Verão, que começou desde o começo do mês de novembro, mobiliza órgãos municipais no processo de fiscalizações preventivas, educativas e punitivas durante a alta temporada, período em que o município recebe um grande fluxo de turistas. Na reunião, foram apresentadas as metas, competências e responsabilidades de cada ator envolvido na operação, bem como as ações articuladas que visam ordenar a orla e combater práticas que se repetem a cada ano durante a estação.

“A reunião foi bastante positiva e produtiva. Serviu para mostrar a força da integração entre os secretários. Sabemos que ninguém faz nada sozinho. É preciso apoio, ajuda, cooperação, parceria e, acima de tudo, o chamamento da responsabilidade para si. Tenho que agradecer a cada secretário pelo empenho demonstrado na elaboração dessas metas de ação que preveem não só a regularização, o combate e a adequação de algumas situações que afetam o município, como a fiscalização para garantir sua efetividade”, declarou.

Metas – As metas da Operação Verão envolvem, primeiramente, a criação de um grupo para a realização da remoção de equipamentos comerciais inadequadamente instalados na orla da cidade. A reunião desta quarta serviu para aprovação dessa iniciativa.

Em relação aos equipamentos comerciais instalados na orla, as ações preveem a remoção dos food truck instalados de forma permanente em áreas públicas, sem a devida autorização, bem como o ordenamento desse tipo de comércio em áreas a serem definidas pelo poder público municipal. A Operação Verão também vai atuar no ordenamento dos vendedores de coco da Avenida Litorânea em Intermares, com a implantação de quiosques para esse fim e a notificação e remoção de trailers irregulares na orla. 

Na área do transporte de turistas e esportes náuticos, está prevista a regularização dos catamarãs, bem como a sinalização de áreas de embarque e desembarque desses transportes; e a sinalização de áreas de pouso e decolagem de kitesurfs. 

Outras providências apresentadas preveem a notificação das caiçaras e bares da praia de Miramar, a instalação de placas educativas de trânsito e de meio ambiente na orla, o melhoramento da via beira-mar de Formosa, a instalação de equipamentos de contenção de veículos para a beira-mar, além da viabilização de via de acesso ao dique de Cabedelo e o ordenamento e remoção de ambulantes do Parque Turístico do Jacaré. Além dessas ações, também foram discutidos os preparativos de ações para o Revéillon de Intermares e eventos como o Fest Verão. 

Presenças - À reunião estiveram presentes secretários e representantes das Secretarias de Meio Ambiente (Semapa), Turismo (Setur), Mobilidade Urbana (Semob), Infraestrutura (Seinfra), Receita (Serec), Indústria e Comércio (SICP) Planejamento (Seplan), Habitação (Sehab), Guarda Civil Municipal (Gcm), Transportes (Setrans), Comunicação (Secom), Cultura (Secult), Procuradoria Geral (Proger) e Vigilância Sanitária. 

Secom Cabedelo 



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180