Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeito conhece projeto Eu e o Trânsito, do Instituto Renault, que terá Cabedelo como pioneira no Nordeste
29/11/2016 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio


O prefeito Leto Viana recebeu, nesta terça-feira (29), o diretor comercial da J. Carneiro Renault, José Carneiro, e a consultora do Instituto Renault, Eliane Olivieri Tarrit, para conhecer o projeto “O Trânsito e Eu”, que busca inserir no currículo escolar questões sobre educação no trânsito. Cabedelo será a primeira cidade do Nordeste a receber o projeto, que já apresenta resultados em 10 municípios brasileiros. 

A iniciativa começa a ser aplicada já no próximo ano eletivo, e deve beneficiar cerca de 1.500 alunos, de 7 a 12 anos da rede municipal de ensino. A primeira etapa do projeto consiste em inserir no currículo escolar matérias sobre leis e educação no trânsito, através de kits ilustrados, produzidos pelo Instituto Renault. 

Em seguida, na etapa prática, uma minicidade, que será construída pela Prefeitura Municipal de Cabedelo em terreno ainda a ser escolhido e  proporcionará pôr em atividade o que foi visto em sala de aula, com toda a organização de trânsito necessária, a exemplo de ruas, calçadas, semáforos, faixas de pedestres e ciclovias. 

“O projeto é bastante promissor e vai propiciar o aprendizado sobre as leis que regem o trânsito às nossas crianças, formando cidadãos conscientes nas ruas. Da parte do poder público, a iniciativa tem total apoio, e vamos nos esforçar para torná-la viável. Estamos muito orgulhosos de receber esse projeto e de ter sido a cidade escolhida pelo Instituto para sediar a primeira experiência da iniciativa no Nordeste”, destaca o prefeito Leto Viana.

Com o “Eu e o trânsito”, Cabedelo se tornará referência na educação sobre o tema, e servirá de exemplos e incentivo para que outros municípios também recebam o projeto. 

“Cabedelo foi escolhida para ser pioneira no Nordeste, pelo investimento econômico que já estamos fazendo na cidade desde o ano passado, quando inauguramos a filial da Renault na cidade. O projeto “Eu e o trânsito”, na verdade, é a expansão desse investimento. Com ele, a cidade subirá a um patamar de referência. É uma iniciativa que só tem vantagens: para a cidade; para os alunos e para a empresa Renault. Estamos muito satisfeitos e otimistas com o projeto, que já vem dando certo”, explica o diretor comercial da J Carneiro, José Carneiro.

O projeto – “O Trânsito e Eu” é um programa mundial de conscientização da Renault que, em 16 anos, já alcançou 35 países e beneficiou cerca de 13 milhões de crianças.

O programa tem início nas salas de aula da rede municipal de ensino, onde são utilizados kits educativos ilustrados, produzidos pelo Instituto Renault. De fácil compreensão, eles são elaborados por educadores e empregam diferentes ferramentas pedagógicas, adaptadas à realidade brasileira.

O conteúdo teórico é complementado pela atividade prática, em um minicircuito composto por ruas, semáforos, placas de sinalização, faixas de pedestre e ciclovias, onde as crianças vivenciam situações de mobilidade coletiva e individual, a bordo de minicarros, bicicletas ou a pé, aprendendo a conviver e a respeitar as diferenças com idosos e deficientes físicos e visuais.

“Esse projeto é um projeto de cidadania. A gente forma cidadãos que vão ter uma outra visão do trânsito. Além disso, trabalhamos a segurança nas ruas, com as crianças aprendendo a ser usuários do trânsito, seja como motoristas, como pedestres ou como ciclistas. Tendo mais familiaridades com as leis e as placas de trânsito, essas crianças serão mais responsáveis e conscientes nas ruas”, ressalta a consultora do Instituto Renault, Eliane Olivieiri. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180