Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo dá início ao Dezembro Vermelho com ações de prevenção no HMMPAB
1/12/2016 - Secretaria de Saúde

Paulo Lima


A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) deu início, nesta quinta-feira (1º), Dia Mundial de Luta Contra a Aids, às atividades alusivas ao Dezembro Vermelho. As ações se concentraram no pátio do Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB), e contaram com um pitstop e um Posto Volante, onde foram ofertados à população testes rápidos para HIV, Hepatites B e C e Sífilis. 

Sob o tema, “É possível viver bem com Aids. Com preconceito não”, a campanha será intensificada durante todo o mês. Nesse Dia D de ações, a Sescab também distribuiu folders informativos e preservativos à população presente. 

“Continuamos dando ênfase a todas as campanhas preventivas preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS), a exemplo deste Dia D no combate à Aids. E sempre através de ações em rede, entendendo ser a prevenção a melhor estratégia no sentido de encurtar distâncias entre o usuário dos nossos serviços e o tratamento propriamente dito, promovendo saúde e bem-estar à nossa população”, destacou o secretário de Saúde, Jairo Gama.

Apesar das ações promovidas neste dia 1º de dezembro, a Sescab informa que o teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B e C podem ser realizados diariamente em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município. O resultado sai em menos de 10 minutos, é seguro e sigiloso, e deve ser feito em qualquer pessoa que tenha tido relações sexuais não seguras ou suspeitem de terem tido contato com o sangue de outra pessoa.

Dezembro vermelho - Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo da doença.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180