Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo dá início ao Dezembro Vermelho com ações de prevenção no HMMPAB
1/12/2016 - Secretaria de Saúde

Paulo Lima


A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) deu início, nesta quinta-feira (1º), Dia Mundial de Luta Contra a Aids, às atividades alusivas ao Dezembro Vermelho. As ações se concentraram no pátio do Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB), e contaram com um pitstop e um Posto Volante, onde foram ofertados à população testes rápidos para HIV, Hepatites B e C e Sífilis. 

Sob o tema, “É possível viver bem com Aids. Com preconceito não”, a campanha será intensificada durante todo o mês. Nesse Dia D de ações, a Sescab também distribuiu folders informativos e preservativos à população presente. 

“Continuamos dando ênfase a todas as campanhas preventivas preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS), a exemplo deste Dia D no combate à Aids. E sempre através de ações em rede, entendendo ser a prevenção a melhor estratégia no sentido de encurtar distâncias entre o usuário dos nossos serviços e o tratamento propriamente dito, promovendo saúde e bem-estar à nossa população”, destacou o secretário de Saúde, Jairo Gama.

Apesar das ações promovidas neste dia 1º de dezembro, a Sescab informa que o teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B e C podem ser realizados diariamente em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município. O resultado sai em menos de 10 minutos, é seguro e sigiloso, e deve ser feito em qualquer pessoa que tenha tido relações sexuais não seguras ou suspeitem de terem tido contato com o sangue de outra pessoa.

Dezembro vermelho - Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo da doença.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180