Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo recebe Selo Unicef por ações de melhoria na qualidade de vida das crianças cabedelenses
1/12/2016 - Secretaria de Educação

Rennan Melo


O prefeito Leto Viana recebeu, nesta quinta-feira (1º), o Selo Unicef – Município Aprovado Edição 2013-2016, concedido a Cabedelo pelas ações realizadas para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes. O título foi entregue durante solenidade realizada no Centro Cultural José Lins, em João Pessoa. 

É a terceira vez que Cabedelo recebe a comenda, que, este ano, foi entregue a 32 munícipios paraibanos que atingiram as metas propostas pelo Unicef. 

O certificado é um reconhecimento internacional concedido aos municípios pelos avanços reais e positivos na vida de crianças e adolescentes, valorizando o esforço das gestões em ampliar e melhorar políticas públicas que promovam, protejam e realizem direitos de crianças e de adolescentes. 

Dentre as atividades realizadas pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) que foram destaques para a concessão do Selo está a Semana do Bebê, que, ano após ano, ganha destaque estadual e nacional por abordar temas da primeira infância e atuar junto aos órgãos competentes nas melhorias dos indicadores sociais. 

“É um honra para Cabedelo receber, pela 3ª vez, esse Selo, resultado de um trabalho responsável e compromissado com nossas crianças e adolescentes. Ao longo de nossa gestão, temos elaborado políticas públicas voltadas exclusivamente aos direitos e à melhoria na qualidade de vida de nossos jovens, priorizando desde a primeira infância até a adolescência. Cabedelo se destaca, mais uma vez, por pensar no futuro e se preocupar com a vida de seus cidadãos. Parabéns a todos os envolvidos com essa conquista: às Secretarias de Educação, Ação e Inclusão Social e Saúde; e aos demais órgãos que cuidam e atuam nesse setor na cidade”, destaca Leto. 

À solenidade, além do prefeito e da primeira-dama, vereadora Jacqueline Monteiro, estiveram presentes a articuladora do Selo Unicef em Cabedelo, Nadja Santos; os secretários de Saúde, Jairo Gama; de Ação Social, Euzo Cunha; e de Educação, Alsony Meireles; além de representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca). 

Para Nadja, o reconhecimento ao trabalho feito em Cabedelo impulsiona a continuação das ações e a elaboração de novos projetos e políticas que reforcem a luta pelos direitos das crianças e adolescentes locais. A articuladora destaca, dentre os principais responsáveis pelo outorga do Selo, o melhoramento dos indicadores sociais referentes à saúde e educação e a institucionalização da Semana do Bebê. 

“O trabalho que vem sendo feito em Cabedelo é primoroso e, por isso mesmo, vem sendo reconhecido e aplaudido. A gestão vem mostrando capacidade de mobilizar a sociedade local para a importância da primeira infância, não só com projetos, mas, principalmente, como ações que refletem positivamente no dia a dia de nossas crianças. Esse Selo Unicef só demonstra que estamos no caminho certo”, diz. 

Semana do Bebê - A instituição da Semana do Bebê em Cabedelo foi formalizada pela lei municipal nº 1.658/2013. Após a publicação, foi formada a Comissão Executiva da Semana do Bebê, que é composta por representações das Secretarias de Educação, Ação e inclusão Social, Saúde, Esporte, Cultura, Associações de bairro, Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente (CDMCA) e Sociedade Civil, e conta também com o apoio da Rede de Proteção Integral da Criança e do Adolescente.  

Cabedelo vem mostrando êxito nessa temática por meio da melhoria dos indicadores sociais. Índices como o da Cobertura Vacinal Pentavalente, que em 2014 chegaram a 90,6%, e no ano passado atingiram os 92%. Além da proporção de crianças menores de quatro meses com aleitamento materno exclusivo, que conseguiu em 2015 atingir 72,59%, ultrapassando a meta do Estado, que é 66,41%.

O Selo - O Selo Unicef é uma iniciativa que busca, junto aos vários municípios engajados, universalizar direitos e melhorar a vida de 23 milhões de crianças e adolescentes do Semiárido e da Amazônia, no Brasil.

O projeto, ao qual Cabedelo faz parte desde 2009, dá visibilidade internacional ao município, bem como, permite que se atinja, através de suas ações, os oito Objetivos do Milênio, definidos pela ONU no ano 2000, que são: 1) Acabar com a fome e a miséria; 2) Educação básica de qualidade para todos; 3) Igualdade entre sexos e valorização da mulher; 4) Reduzir a mortalidade infantil; 5) Melhorar a saúde das crianças; 6) Combater a Aids, a malária e outras doenças; 7) Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e 8) Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Secom Cabedelo

 


Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180