Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Seduc realiza Seminário de encerramento das atividades do Pnaic 2016
15/12/2016 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc) realizou, nesta quarta-feira (14), o seminário de encerramento das atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O evento, promovido anualmente ao final do período letivo, tem por objetivo apresentar os trabalhos desenvolvidos nas cercas de 75 turmas integradas ao projeto. 

O Pnaic é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Na primeira parte da programação, foi realizada uma exposição das atividades realizadas pelos alunos nas escolas, uma série de produções textuais, desenhos e fotografias. Além disso, ocorreram relatos orais das atividades realizadas em salas de aula da rede municipal.

“Cabedelo aderiu ao Pacto desde 2013. Ele é um programa do Governo Federal que tem dado certo, pois trabalha com professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, capacitando-os e incentivando-os a promover a adequação do alunado à série correta para a faixa etária. O programa trabalha na perspectiva da alfabetização, ou seja, o aluno tem que sair do 3º ano alfabetizado. A dinâmica é a realização de encontros mensais de formação, cujos conhecimentos são levados para aplicação em sala de aula”, explicou o secretário de educação, Alsony Meireles.

Para o período da tarde, a coordenação do evento programou visitas a algumas escolas, oportunidade de reunir alunos e pais nas atividades de finalização das atividades do Pnaic no período.

De acordo com a coordenadora do Pnaic em Cabedelo, Selma Gomes, o programa envolve 72 professores e 18 coordenadores escolares em suas atividades. Anteriormente, a proposta incluía apenas os professores, mas hoje ele agrega também os supervisores, em uma forma de fortalecer o entendimento conjunto por parte da equipe pedagógica e dos objetivos do programa e, assim, dar um maior suporte a professores e alunos.

“O Pnaic é um programa nacional de alfabetização cujos frutos são muito positivos. Para Cabedelo, então, é algo espetacular sabermos que os nossos alunos da rede municipal saem do 3º ano do ensino fundamental alfabetizados. Não podemos afirmar que em Cabedelo todas as crianças estão alfabetizadas, mas deu uma melhorada, graças a deus, e vai melhorar ainda mais, porque em 2017 a perspectiva é que o programa continue e vai ser bem mais produtivo, já que as atividades devem ser iniciadas em fevereiro e teremos o ano inteiro para trabalhar”. 

Ano Cultural Hermes Nascimento - Uma marca importante do seminário esse ano foi a prevalência da temática relacionada ao Ano Cultural Hemes Nascimento. O autor e sua obra serviram como motivo e inspiração para os trabalhos produzidos na área da linguagem e da produção textual. 

“Em razão da conjuntura politica brasileira, que gerou paralisações e incertezas, o Programa só começou a funcionar, efetivamente, a partir do mês de setembro e havia, inclusive, a perspectiva dele não ter continuidade. No nosso caso, poderiam ser abordados outros temas, poderiam ter sido elaborados outros projetos, mas diante do curto espaço de tempo e como a gente já tinha o Ano Cultural, que iniciou em março, as professoras foram orientadas a trabalhar o projeto no Pnaic, resultando em trabalhos belíssimos”. 

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Festival de Crochê
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180