Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Maratona Estudantil promove conscientização sobre importância da prevenção ao mosquito Aedes Aegypti
16/12/2016 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



Aliar a prática esportiva ao combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti. Esse foi o objetivo da I Maratona Estudantil de Cabedelo, que reuniu 100 alunos de 10 escolas da rede municipal de ensino. O evento, promovido pelas Secretarias de Saúde, Educação e Esporte, aconteceu nesta sexta-feira (16), na Praia de Intermares. 

A iniciativa fez parte do Projeto "Combate ao Aedes Aegypti: uma ação coletiva em prol da vida", que desenvolveu ao longo do ano várias ações de pesquisa, paineis e atividades junto às comunidades, visando conhecimento e conscientização a respeito da problemática do combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Febre Chikungunya. 

Durante o evento, ainda foram distribuídos à população folders informativos, calendários e amostras grátis de um inseticida caseiro desenvolvido pelos alunos da Escola Adolfo Maia. 

"Estão de parabéns, alunos, professores, gestores da Educação e demais Secretarias parceiras do projeto. Fica provado que quando atuamos interdisciplinarmente, agregando o esforço das várias áreas de governo, podemos obter resultados surpreendentes. Estamos promovendo educação com inclusão e compromisso social, o que possibilita ao aluno aprender se divertindo e bem consciente do papel social responsável que pode realizar", comentou o secretário de Educação, Alsony Meireles. 

"Essa Maratona é um exercício que permite à criança vivenciar uma modalidade esportiva ao lado de uma prática de grande interesse social. Dessa forma, ela se insere numa abordagem que promove a formação integral em seus aspectos sociais, cognitivos e motores", completou o coordenador de Educação Física da Seduc, Eric Barbosa 
Para os participantes, a novidade foi bem-vinda, como comentou Wesley Vieira, de 15 anos, da Escola Elizabeth Ferreira.

"Realmente é uma maneira divertida de aprender sobre os problemas causados pelo mosquito, e ainda ajudar às comunidades a conhecer formas de combate ao Aedes", disse.

Todos os participantes da Maratona foram agraciados com medalhas e prêmios. Os dois primeiros colocados – Amanda Silva, 14 anos, da Escola Maria Pessoa; e Tales Cruz, de 16 anos, da Escola Marizelda Lira – receberam um tablet, cada um. 

Patrocínios - A I Maratona Estudantil de Cabedelo contou com o patrocínio da Oi - Loja Cabedelo, Armazém Paraíba, Instituto Alpargatas, Comac Home Center e Atacadão dos Presentes. 

Participação da Sescab - Aproveitando a realização da Maratona, a Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) promoveu diversas ações de vigilância e busca ativa em vários pontos do bairro de Intermares, além de distribuição de material informativo em supermercados, farmácias, lotérica e posto de combustível.  

"Tanto a Maratona como essas ações de fiscalização de pontos críticos fazem parte do Plano de Contingência no Combate ao Aedes Aegypti 2017. Assim, estamos aprimorando nossos procedimentos, concentrando esforços nessa campanha de verão, entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, quando dobra nossa população e precede a fase crítica de proliferação do mosquito", explicou  a coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Elisete  Pimentel. 

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180