Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Banda 12 de Dezembro realiza apresentação especial e apresenta projeto de revitalização do grupo
19/12/2016 - Secretaria de Cultura

Rennan Melo


A Banda 12 de Dezembro realizou uma apresentação musical neste fim de semana na Fortaleza de Santa Catarina. O evento, promovido pela Associação Artístico-Cultural de Cabedelo (AACC), pelo Movimento de Música Popular de Cabedelo (Musipoc), pela Fundação Fortaleza de Santa Catarina (FFSC), dentre outras ONGs parceiras, teve por objetivo chamar a atenção e estabelecer um diálogo com os representantes dos governos Estadual e Municipal para a revitalização e dinamização da banda de música de Cabedelo.

O grupo, atualmente, é regido pelo maestro cabedelense Kaká Ferreira, e coordenado pelo professor Tadeu Patrício. Eles apresentaram, de forma dinâmica, seu histórico e, logo em seguida, executaram o Hino de Cabedelo e canções populares que o grupo já vem ensaiando há alguns meses. 

A apresentação contou com o apoio e participação especial do maestro Chiquito de Santa Luzia, e foi acompanhada pelo Secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira, e pelo representante da Secretaria de Cultura de Cabedelo, Isaque Lima. Ambos se comprometeram a encaminhar, aos respectivos gestores, as reivindicações do grupo.

O regente da banda, Kaká Ferreira, é filho de músicos cabedelenses que participaram das formações de outras bandas em Cabedelo. Ele ressaltou a importância do projeto.

"Para mim, esse trabalho é muito significativo, porque eu sou nascido aqui, vivo da música e comecei minha carreira na banda de música 12 de Dezembro em 1999, assim como outros músicos aqui presentes. E, agora, estamos iniciando esse projeto para enfrentar as dificuldades e sermos perseverantes. Porque sabemos como a música pode ser importante na vida das pessoas. Quero assim deixar um legado para os jovens da nossa cidade”. 

Os representantes do setor cultural da Prefeitura e do Governo do Estado se pronunciaram e se comprometeram a agendar, em breve, novas datas para tratarem sobre o assunto.

"Quero parabenizar essa iniciativa dos músicos cabedelenses e, em nome da Secretaria de Cultura de Cabedelo, me comprometer a marcar uma data junto com o nosso secretário, com o prefeito Leto e com o secretário estadual para que possamos estudar uma parceria e tentar estabelecer um diálogo com o intuito de revitalizar esse projeto", afirmou Isaque Lima, representante da Secutt municipal. 

"Não vamos aqui fazer quaisquer promessas, pois estamos vivendo um momento difícil na economia brasileira. Está ocorrendo uma redução brutal de investimentos na área cultural de todo país. Alguns Estados estão, inclusive, extinguindo as Secretarias de Cultura. Porém, não devemos deixar de lutar pelas coisas que nós acreditamos, e o que nós podemos fazer, nessa ocasião, é buscar meios alternativos para tentar captar recursos para projetos desse porte. Estamos dispostos a nos reunir com representantes da Prefeitura e com quem quer que seja, para buscar caminhos que sejam viáveis para a reconstrução dessa banda", ressaltou o secretário de Cultura da Paraíba, Lau Siqueira.

Histórico - A Banda de Música 12 de Dezembro foi, oficialmente, criada na data que deu origem ao seu nome, no ano de 1999. Os primeiros instrumentos da banda haviam sido entregues à Prefeitura Municipal, dois anos antes (29 de setembro de 1997), por intermédio de um convênio com o Ministério da Cultura e o Governo do Estado, através do Programa de Apoio a Banda de Música do Brasil. Mas, somente após dois anos de estudos teóricos e práticos, foi possível ocorrer a sua primeira apresentação musical, sob a regência do maestro Jean Carlos da Silva, dentro da programação do aniversário de Emancipação Política de Cabedelo.

Ao longo de sua trajetória, a Banda 12 de Dezembro participou de inúmeras atividades culturais e cívicas em Cabedelo, além de também ter se apresentado em várias cidades da Paraíba e de outros Estados, contribuindo, assim, com o desenvolvimento cultural, musical e turístico do nosso município. O grupo ainda proporciona várias oportunidades de inclusão social para a juventude cabedelense, principalmente aos que não possuíam condições financeira de frequentar uma escola de música profissional ou de adquirir um instrumento musical.

A banda passou por períodos de instabilidade e enfrentou muitas dificuldades nos últimos anos de sua existência. A última participação foi registrada no desfile cívico do 7 de setembro de 2013. A banda, no entanto, já havia se desestruturado desde 2010, quando passou a não contar com o aporte financeiro do convênio com a Prefeitura de Cabedelo, firmado com base na Lei Municipal nº 1.176, que autorizava transferência de recursos à AACC para o pagamento das despesas com a manutenção e ampliação da banda.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180