Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Festival de Balé levará ao Natal de Cores e Corais espetáculos temáticos
22/12/2016 - Secretaria de Cultura

Michael Sampaio



O Natal de Cores e Corais segue nesta quinta-feira (22), na Praça Getúlio Vargas, e terá como destaque o Festival de Balé. Esse ano, o grupo, que também se apresenta no dia 25 - Dia de Natal, vai levar ao evento espetáculos temáticos do Balé Infantil e Juvenil de Cabedelo. 

O Festival representa o final das atividades letivas da Escola Municipal de Balé. Cerca de 470 bailarinos comporão o corpo dos espetáculos. O balé infantil terá como temática o universo de magia e encantamento da Disney, e o juvenil levará para o palco a história, as belezas e as manifestações artísticas e culturais do município.

“Esse ano o Balé Municipal está mais maduro. Pelo terceiro ano consecutivo acabamos com uma limitação: ele era apresentado para 150 lugares no teatro, o que não dava nem a possibilidade de todos da família e da comunidade irem prestigiar o evento. Com a visão ampla dessa atual gestão, ampliamos essa logística e, hoje, o Festival do Balé não é mais restrito, ele é para a população de Cabedelo e para o estado da Paraíba”, comentou o secretário da Cultura, Walmarques Junior.

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) oferece aos alunos da Escola de balé fardamento, composto de collant e saia para as bailarinas; serviço profissional de qualidade e a infraestrutura necessária para a realização das aulas e ensaios. Tudo de forma gratuita. Atualmente, são atendidas crianças, adolescentes e jovens na faixa etária compreendida entre quatro anos e seis meses até 21 anos, nas categorias Baby Class (I e II), Básico (I e II), Intermediário (I e II) e Avançado. As aulas são realizadas duas vezes por semana e, dependendo da faixa etária, duram de 45 minutos a duas horas por dia.

“O Balé Municipal tem um caráter, acima de tudo, social. Através dele, os alunos têm uma oportunidade a mais de se destacarem, a exemplo de Mirela Eduarda, que saiu daqui e, hoje, é aluna da Escola do Teatro Bolshoi da Rússia, com sede na cidade de Joinville (SC), um dos mais conceituados centros de formação em balé clássico no mundo. Além de conteúdos teóricos relacionados às artes em geral e ao ballet clássico propriamente dito, o corpo de alunas do Balé Municipal de estuda iniciação à dança, dança criativa, moderna e contemporânea. É uma ferramenta social muito importante para os alunos, que, em sua maioria, são carentes e encontram no Balé um futuro melhor”, destaca Walmarques. 

Apenas alunas que comprovem bom aproveitamento em suas escolas podem ter acesso à Escola de Ballet. A maior parte das aulas ocorre na Sala de Dança, no prédio da Secretaria Municipal de Cultura, anexa ao Teatro Santa Catarina.

Secom Cabedelo






Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180