Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Natal de Cores e Corais reúne milhares de pessoas em cinco dias de apresentações e encanto
26/12/2016 - Secretaria de Cultura

Rennan Melo



Milhares de pessoas compareceram à Praça Getúlio Vargas, de 21 a 25, para prestigiar a 3ª edição do Natal de Cores e Corais promovido pela Prefeitura Municipal de Cabedelo. Foram 5 dias de muita luz, encanto, magia e apresentações que traziam homenagens à cidade, aos artistas locais e ao nascimento de Jesus Cristo. 

A edição do Natal este ano trouxe como diferencial a ampliação do Festival de Balé. Durante dois dias - 22 e 25 – os cerca de 500 alunos da escola municipal de Balé encantaram o público com apresentação que traziam o deslumbre dos filmes da Disney e a história da cidade portuária representada através da dança e de muita beleza. 

"Eu queria agradecer e parabenizar as Secretarias e funcionários envolvidos neste trabalho, principalmente pela valorização da cultura popular da cidade e pela iniciativa de envolver centenas de jovens em atividades tão especiais. Cabedelo só tem a ganhar com esse tipo de evento, que merece um grande investimento. E, desde já, desejo a todos os cabedelenses um ano vindouro cheio de felicidade, saúde e paz", disse o prefeito Leto Viana, que foi prestigiar a noite de encerramento do Natal de Cores e Corais. 

Idealizado pela primeira-dama, a vereadora Jacqueline Monteiro, o evento entra em sua 3ª edição consolidado e referência na Paraíba. Com o intuito de levar as famílias cabedelenses à Praça Getúlio Vargas, o Natal de Cores e Corais ganhou destaque nacional, por utilizar uma decoração quase 100% sustentável e por valorizar os artistas e manifestações culturais locais como base de sua programação. 

"Natal de Cores e Corais é sempre uma realização grandiosa e já é uma marca deste governo municipal. O prefeito Leto Viana não tem medido esforços para, cada vez mais, apoiar esse tipo de evento cultural. Agradecemos às Secretarias envolvidas pelo sucesso da festa e ficamos felizes por estar acompanhando a finalização de um trabalho tão bonito. Aproveitamos essa oportunidade para desejar um Feliz Ano Novo aos cabedelenses e convidar a população para desfrutar de um réveillon na praia de Intermares com muita paz e tranquilidade", pontua Jacqueline. 

Auto de Natal – Sempre aguardada no Natal de Cores e Corais, o Auto de Natal – Natal conta Natal, mais uma vez contou a história do nascimento de Jesus Cristo, em dois dias de apresentações: 21 e 24. O espetáculo é baseado no texto de Altimar Pimentel e  dirigido por Alessandro Tcchê, com assistência de Isaque Lima. Nele, participam 60 pessoas, dentre elenco, técnica, direção e produção. 

“O foco principal do nosso Natal é a família cabedelense e a valorização da nossa cultura. É poder trazer a criança carente que pratica balé para se apresentar e dar a mesma oportunidade ao jovem que fez o curso de teatro desenvolvido na cidade, além de poder apresentar as nossas manifestações folclórica”, destacou o secretário de Cultura, Walmarques Junior. 

“É um trabalho voluntário feito com muito carinho e dedicação e que, neste ano, teve algumas adaptações, incluindo até um número de ilusionismo, mas conservando a mensagem principal que é a do nascimento de Jesus Cristo, baseado em textos bíblicos, mas narrada e encenada de forma bem peculiar”, completa Tcchê.

Festival de Balé - Nos dias 22 e 25, centenas de pessoas lotaram o circo natalino para acompanhar as apresentações do Festival de Balé, que fizeram parte da culminância dos projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo na Escola Municipal de Balé. 

Na edição deste ano, o espetáculo juntou as apresentações do Balé Infantil e Juvenil, fazendo com que quase 500 bailarinos interagissem no palco. O Infantil apresentou todo o sonho e encantamento dos filmes da Disney, ao representar a história de uma família de turistas que viajam pelo mundo mágico do parque mais famoso do mundo. 

Já o juvenil apresentou uma linda homenagem à história de Cabedelo, que foi contada através da dança, e destacava desde a época indígena e a colonização até as principais manifestações culturais da cidade, como a Nau Catarineta, a Lapinha e o Coco de Roda. 

"Ter a culminância dos projetos do Balé Municipal como um dos eventos principais dentro da programação natalina da Prefeitura é uma honra. É sempre um momento muito esperado por todos. Sabemos que estamos fazendo parte da história, por proporcionar esse espetáculo em praça pública. Hoje, o balé não é restrito aos pais dos alunos. Esse projeto pertence a toda Cabedelo, então, nada mais justo que a população tenha acesso ao espetáculo”, destaca a coordenadora do Balé Municipal de Cabedelo, Joelma Ferreira. 

Para os bailarinos que se apresentaram, mais do que a emoção de fazer parte do Festival, o evento foi a realização de um sonho. 

"Desde pequena eu fazia aulas particulares de Balé, mas há três anos consegui entrar para o Balé Municipal e, desde então, tenho desenvolvido não só na dança, mas em tudo na minha vida; e isso tem sido muito gratificante. Espero que esse projeto continue crescendo", afirmou a bailarina Andressa Carvalho, de 15 anos. 

O público presente ao Natal de Cores e Corais também era só emoção. Todos aplaudiram o evento este ano. 

"Eu nunca havia vivido algo tão mágico e lindo como esse espetáculo, e num local como esse. A praça, as luzes, a programação... Parece até que estamos em outro mundo", comentou, com emoção, a aposentada Carmem Lúcia, pela primeira vez no Natal de Cores e Corais.

Apresentações culturais – O dia 23 foi reservado à cultura cabedelense, com uma programação voltada para a valorização dos artistas da terra. Pelo lona de circo montada na Praça Getúlio Vargas, passaram os grupos de Coco de Roda e Cirando do Mestre Benedito, sob o comando da mestra cultural Teca do Coco; e Tambores do Forte, capitaneado por Júlio Mola. 

"A consolidação do Natal de Cores e Corais demonstra que estamos no caminho certo. Um evento voltado para as famílias e que valoriza o que é nosso, como os artistas que se apresentaram nesta 3ª noite. Convidamos os principais grupos que fazem parte da nossa cultura, como o Coco de Roda e o Tambores do Forte A Prefeitura fez questão de chamar àqueles que são parte da nossa identidade e prestar essa justa homenagem. Nenhum grupo ficou de fora do convite”, ressalta o secretário de Comunicação, Fabrício Magno, lembrando que a Lapinha do grupo Eneida das Neves, também iria se apresentar mas não pode comparecer por conta de desfalques nas vozes. 

Essa valorização da cultura local foi reconhecida pelos artistas que participaram do Natal de Cores e Corais. Todos exaltaram o evento e aplaudiram a iniciativa da Prefeitura em resgatar o espirito natalino e o que de melhor Cabedelo tem na cultura. 

"Depois que esse evento veio para a praça houve um crescimento muito grande. Acho que quando um movimento, independente do segmento cultural, vem para a rua já existe um ganho para toda população. Tenho observado nas homenagens que existe um reconhecimento e uma valorização aos mestres e mestras culturais da nossa cidade, e isso é maravilhoso. Espero que sempre vejam dessa forma, a grandeza que tem a cultura local", destaca Júlio Mola, do Tambores do Forte. 

Para o público presente, o encanto com o Natal na Praça fica ainda mais vivo quando aliado à valorização do que a cidade tem de melhor: seus artistas.

"Eu acho uma maravilha a Prefeitura abrir espaço para os grupos culturais. Cabedelo precisa sempre disso, isso é a nossa cara", diz a dona de casa Lúcia Bezerra.

Os comerciantes locais também foram valorizados durante o evento. Uma Praça de Alimentação foi montada na Praça Getúlio Vargas para que eles pudessem comercializar seus produtos e garantir uma renda neste fim de semana. 

“Eu estou encantada com tudo que está acontecendo. Além de eu estar satisfeita com o resultado do nosso empreendimento, eu não conhecia esses movimentos culturais da cidade. Quanto à comercialização, eu achei a organização perfeita. Nos acolheram bem, tivemos toda atenção desde a nossa inscrição. Foi  montada uma tenda com toda estrutura sem que fosse cobrada taxa alguma, isso é muito interessante e a Prefeitura está de parabéns", ressaltou a comerciante Joelma Araújo.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180