Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Seduc encerra Ano Cultural Hermes Nascimento com premiação de Concurso
30/12/2016 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Michael Sampaio



Uma noite dedicada à educação e à cultura cabedelense a partir de produções sobre a vida e a obra de Hermes Nascimento. Esse foi o mote do encerramento do Ano Cultural e da cerimônia de premiação, que levou ao Cabedelo Clube, através dos trabalhos desenvolvidos por alunos da rede municipal de ensino e membros da comunidade, uma mostra da cultura popular da cidade.

Desenhos, vídeos, danças, teatro, literatura de cordel e música foram as expressões utilizadas para homenagear o compositor do Hino Oficial de Cabedelo. Em sua 3ª edição, o Ano Cultural, que é uma promoção da Secretaria de Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult), revelou mais uma vez ser um impulso para a mobilização escolar e a criatividade em torno de uma temática específica.

“Concluímos mais um ano de muito trabalho. Um trabalho gratificante pelo envolvimento das escolas e creches e pelo esforço conjunto da Educação com a Cultura. Ficamos encantados ao acompanhar e ver como as escolas produzem projetos belíssimos; como as crianças têm criatividade e o empenho dos professores que coordenam esses trabalhos por escolas e creches. O Ano Cultural, é algo que chegou para ficar na Educação, que se solidificou”, declarou o secretário da Educação, Alsony Meireles.

Para o filho do homenageado no Ano Cultural, Heros Nascimento, o momento significou a realização de um sonho da família em ver a obra do artista receber o reconhecimento da cidade onde viveu, cantou a história e belezas naturais e criou seus filhos.

“Essa homenagem é a realização de um sonho, e a família só tem a agradecer por esse reconhecimento. Ela faz com que relembre as obras de Hermes Nascimento, nosso pai, e traga a cultura popular de volta à cidade de Cabedelo. Acompanhei as atividades do Ano Cultural e acho que foi um excelente trabalho, uma iniciativa muito bacana com as escolas e com todos nós cabedelenses. O Ano cultural, além do resgate da obra de Hermes, também é uma forma de por na vitrine a obra de pessoas como Altimar Pimentel e Tia Beta, que já foram homenageados. É muito importante a gente resgatar a cultura de Cabedelo, porque ela é rica e o trabalho que vem sendo feito nessa gestão é muito importante”.

O Ano Cultural, que teve início em 2014 com a homenagem a Altimar Pimentel, tem por objetivo incentivar a pesquisa, o estudo da cultura e da história de Cabedelo e valorizar os autores da terra ou aqueles que ajudaram a desenvolver e divulgar a cultura local. Educacionalmente, ajuda no desenvolvimento da leitura, da comunicação verbal, dos dons artísticos e literários, proporciona a interação na escola, e entre elas, e serve de motivação para alunos quanto à pesquisa e a inventividade, bem como de incentivo ao desenvolvimento de projetos nas unidades de ensino.

A próxima edição do Ano Cultural cabedelense terá como homenageado o Padre Alfredo Barbosa, no ano em que, coincidentemente, o sacerdote estaria completando 100 anos.

Premiados – O concurso cultural Hermes Nascimento contou com duas modalidades. A modalidade Comunidade Cabedelense foi aberta a todos os cidadãos residentes em Cabedelo ou que exercem atividade profissional na cidade, e abordou três categorias, todas sobre a vida e a obra de Hermes Nascimento: Produção de texto poético (clássico ou popular); Criação Musical (samba ou outro gênero musical como rap, embolada, cantoria, ciranda); e Teatro (texto de Cordel). Foram classificados cinco produtos artísticos, individuais e coletivos, com valor total do Prêmio em R$ 2.600,00. 

Já na modalidade Escola, participaram escolas da Rede Pública Municipal de Cabedelo com trabalhos de alunos, orientados pelos professores, em diversos temas – de pintura à dança e produção textual, de acordo com o nível de escolaridade. O investimento foi de R$ 9.600,00, distribuídos entre os 31 prêmios, individuais e coletivos.

A professora de artes da Escola Maria das Graças, Adriana Carvalho, que teve entre seus orientandos alunos ganhadores dos prêmios de Desenho e Dança, comentou a premiação e a inspiração para a produção.

“É muito gratificante chegar até aqui e poder mostrar o que foi feito, até porque o prêmio é única e exclusivamente deles, afinal eles lutaram muito por isso. Na apresentação da dança, a inspiração de Hermes Nascimento foi do samba, ritmo ao qual ele se dedicou e que representa muito bem a cultura afro-brasileira e os ritmos populares de Cabedelo”.

Após a apresentação de seu grupo, que interpretou a peça “Quem foi Hermes Nascimento”, Marcele Vitória, aluna do 8º ano da Escola Marizelda Lira, falou da sensação de estar mostrando sua produção para o público na cerimonia de premiação.

“Foram três meses de ensaio para quando chegar aqui tudo dá certo. A gente tentou se inspirar nele e mostrar o que ele tanto gostava de fazer. Produzimos um cordel e preparamos essa peça mostrando passagens da vida de Hermes e sua obra”, explicou.

Aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Plácido de Almeida, Maria Josivania, participou do grupo que levou ao palco “A Nau Catarineta”, e falou sobre esse momento.

“Para mim é uma honra homenagear essa grande poeta de Cabedelo e participar, ao lado de outras escolas, desse momento tão importante. Durante a preparação dessa dança, todo mundo estava bem empenhado, alunos e professores, todo mundo em sintonia, numa harmonia só. Lemos o texto da Nau Catarineta e decidimos dançar um trecho dela”, comentou.

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180