Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Sescab incorpora mudanças no Calendário Nacional de Vacinação 2017
20/1/2017 - Secretaria de Saúde

Google imagens



A Secretaria de Saúde Cabedelo (Sescab) aderiu às mudanças no Calendário Nacional de Vacinação para 2017, conforme Nota Informativa n° 311/2016 do Ministério da Saúde (MS). Os novos procedimentos já fazem parte da rotina da Saúde em Cabedelo desde o começo do ano.

Uma das principais mudanças adotadas pela Sescab foi a extensão da vacina contra HPV para meninos entre 12 e 13 anos, em duas doses de 0 a 6 meses. As vacinas – antes indicadas apenas para meninas entre 9 e 14 anos – já estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do município. 

A recente decisão de inclusão da Vacina HPV para o sexo masculino objetiva prevenir doenças como câncer de pênis e verrugas genitais. Já para as meninas, a vacina previne os cânceres de boca, do colo de útero e da vulva. A medida considera, ainda, dados estatísticos que indicam serem os homens os maiores responsáveis pela transmissão do vírus HPV.

O calendário de Vacinas Meningocóxica “C” – que protege contra a Meningite) –  dTpa (contra tétano e coqueluche) também sofreu alteração. A Vacina Meningocóxica “C”, antes indicada para menores de 5 anos de idade, a partir deste ano tem a faixa etária ampliada para meninas e meninos entre 12 e 13 anos. 

Já a Vacina dTpa, contra tétano e coqueluche, indicada apenas para mulheres na 27ª semana de gestação, no novo calendário passa a ser disponibilizada a partir da 20ª semana de gestação.

“Além de ampliar a cobertura vacinal contra algumas doenças, o novo calendário dá maior eficácia ao esforço de prevenção, quando permite ao usuário tomar duas ou três vacinas no mesmo momento. Estudos do MS confirmam que esse modelo promove uma maior adesão do público alvo ao programa de vacinação”, esclarece a gestora da Vigilância em Saúde de Cabedelo, Elisete Pimentel. 

Secom Cabedelo

 





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180