Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Sescab realiza atividades de conscientização sobre a Hanseníase
24/1/2017 - Secretaria de Saúde

Rennan Melo


Conscientizar a população em geral e reafirmar o compromisso de luta contra a Hanseníase. Foram esses os objetivos da Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) ao realizar, nesta segunda-feira (23), uma ação em alusão do Dia Mundial de Combate à Hanseníase que, este ano, acontece no dia 25 de janeiro, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). 

As ações de conscientização tiveram início desde a semana passada. Na última sexta-feira (20), uma equipe da Sescab foi ao Mercado Público Municipal e promoveu atividades buscando esclarecer a população acerca da doença. 

Além de comemorar a data, os trabalhos estão voltados para a realização de uma busca ativa nas comunidades, na tentativa de vencer o preconceito, que é uma das principais dificuldades no combate precoce à doença.

A ação desta segunda-feira aconteceu no Anexo II da Policlínica Leonard Mozart. Na ocasião, foi realizado um mutirão de atendimento à população. Os usuários fizeram consulta com uma dermatologista e, após triagem de casos suspeitos, foram prontamente encaminhados para testes de sensibilidade. 

A população presente ainda teve a oportunidade de assistir palestras sobre a Hanseníase com a médica dermatologista Raísa Vasconcelos, bem como receber orientações sobre a necessidade de propagarem os ensinamentos sobre a doença.

“Além do preconceito, a hanseníase tem seu diagnóstico dificultado, principalmente, quando atinge crianças. Trata-se de uma doença típica de áreas em condições socioeconômicas precárias, mas que tem cura se tratada adequadamente. Toda a rede de atendimento em saúde de Cabedelo, desde as Unidades de Saúde da Família até os Hospitais do município, estão aptos a diagnosticar e tratar adequadamente os pacientes portadores da Hanseníase. As ações de vigilância contra a doença, entre outras infectocontagiosas, são realizadas de forma continuada no município”, destaca a coordenadora de Doenças Transmissíveis da Sescab, Alana de Oliveira.

Hanseníase - A hanseníase é doença infectocontagiosa crônica, causada pelo Mycobacterium leprae. Apresenta múltiplas formas, as quais manifestam-se por diferentes tipos de lesões na pele. A característica mais importante dessas lesões é a diminuição da sensibilidade nas mesmas, devido ao acometimento de terminações nervosas livres e/ou troncos nervosos. O diagnóstico da doença é clínico e pode ser complementado pela pesquisa do bacilo na pele. É fundamental que a doença seja reconhecida precocemente e que se institua o tratamento adequado com a poliquimioterapia (PQT), que leva à cura da doença. Caso o tratamento seja tardio, podem ocorrer sequelas e incapacidades físicas. Os medicamentos e a assistência médica são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180