Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
PMC promove seminário sobre a importância do Terceiro Setor
25/1/2017 - Secretaria de

Rennan Melo



A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio do gabinete do vice-prefeito Flávio de Oliveira, reuniu, nesta terça-feira (24), secretários, auxiliares e vereadores do município para participarem de um seminário gratuito sobre a importância e A influência do Terceiro Setor no aspecto econômico-social de uma localidade.

O seminário, que aconteceu no Auditório da PMC, foi proferido pelo desenvolvedor do Instituto Verum - Terceiro Setor, Takashi Yamauchi Filho, que faz a captação dos serviços e oferece o gerenciamento aos municípios. 

O chamado Terceiro Setor engloba as Organizações Não Governamentais (ONGS), entidades filantrópicas, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e organizações sem fins lucrativos. 

O papel fundamental do terceiro setor na sociedade parte do princípio de que o mesmo pode chegar a locais onde o Estado não consegue chegar, através de ações solidárias em diversas áreas, promovendo, portanto, uma gama de serviços de caráter comunitário realizados com investimento da iniciativa privada e o apoio do poder público, além de permitir a desoneração da máquina pública.

"É importante estarmos atentos e reconhecermos que, com as mudanças que acontecem no mundo inteiro, o terceiro setor merece e precisa da nossa atenção. Certamente que todos iremos nos beneficiar com o aprofundamento nessas questões", afirmou Flávio de Oliveira. 

Para Yamauchi, trabalhar ferramentas do Terceiro Setor já é uma prática adotada no mundo inteiro, com a função de promover o desenvolvimento socioeconômico. 

“A iniciativa privada investe nisso e recebe benefício funcional e tributário, e o município recebe os serviços de um setor que está completamente desconectado. A nossa proposta é a fundação da agência de desenvolvimento econômico-social aqui em Cabedelo, para que as comunidades sejam chamadas para ampliar esse mecanismo. Percebemos que Cabedelo está precisando dessa união entre os setores". 

O administrador de empresas Eirio Mathias, responsável pela agência de desenvolvimento do terceiro setor e membro do Instituto Ativa, foi o responsável pela interlocução entre o poder público e os Institutos que promoveram o seminário.  

"O nosso objetivo com esse seminário é começar a aproximar os três setores e termos o conhecimento de que eles não devem atuar de forma isolada. Cabedelo tem um grande potencial e tem oportunidade de crescer em diversos segmentos, a exemplo da pesca, turismo, indústria, saúde, educação, etc. É importante o estímulo de projetos e iniciativas que aproximem o ente privado das associações, a fim de promoverem serviços públicos que desonerem a máquina pública dos municípios e tragam benefícios fiscais às empresas", afirmou. 

Terceiro Setor - A sociedade civil é dividida em três setores: primeiro, segundo e terceiro. O primeiro setor é formado pelo Governo; o segundo setor é formado pelas empresas privadas; e o terceiro setor são as associações sem fins lucrativos.

Com a fragilidade financeira do Estado, o setor privado começou a ajudar nas questões sociais, mantendo inúmeras instituições que compõem o chamado terceiro setor. Ou seja, o terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público.

Secom Cabedelo






Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180