Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Sescab oferece imunização contra Febre Amarela para quem for viajar para áreas de riscos
27/1/2017 - Secretaria de Saúde




A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) está disponibilizando a vacina contra a Febre Amarela para quem for viajar para áreas consideradas de risco pelo Ministério da Saúde (MS). A dose está disponível na Policlínica da cidade às segundas e quintas-feiras, pela manhã e à tarde. Para receber a vacina é necessário levar um comprovante com o dia e o destino da viagem. 

A vacina é uma medida adotada pelo MS, em todo o país, como forma de evitar a expansão no número de casos da doença, que tem ocorrido em vários estados brasileiros.
De acordo com a coordenadora de Imunização da Sescab, Missânia Moreira, a Sescab recebeu cerca de 100 doses. Ela alerta sobre a importância de levar um comprovante de viagem, pois as vacinas só poderão ser tomadas por quem for visitar os locais de risco. O MS recomenda que a imunização aconteça 10 dias antes da viagem. 

“Nesse primeiro momento, como não há riscos aqui na Paraíba, as vacinas estão sendo ofertadas apenas para quem for viajar para os estados listados pelo MS como áreas de risco. Não adianta chegar na Policlínica pedindo a vacina se não levar comprovante de viagem, pois a recomendação é que só serão imunizadas as pessoas quem forem visitar os locais onde estejam havendo casos da doença”, explica. 

Os recentes surtos da doença aconteceram nos estados de Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Distrito Federal e Espírito Santo. Na lista, também constam os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão, Piauí, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A febre amarela está inserida no programa nacional de vacinação. Desde 2015, o MS afirma que duas doses são suficientes para a imunização durante toda a vida, independente se tiver passado mais de dez anos — como era recomendado até então —, mesmo para aqueles que moram em áreas de recomendação. 

A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco, o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação para estes grupos, levando em conta o risco de eventos adversos.
 
A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus transmitido por mosquitos, inclusive pelo Aedes Aegypti. A doença causa febre, calafrios e amarelidão nos olhos, mas também pode provocar insuficiências hepática e renal, além de outros sintomas, chegando a levar à morte. Há muitos anos sob controle no Brasil, o vírus voltou a se manifestar e, por isso, a imunização está sendo oferecida como forma de prevenção.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180