Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Procon e Cref10 promovem reunião com proprietários de academias de Cabedelo
6/2/2017 - PROCON Municipal

Michael Sampaio


A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Cabedelo, em parceria com o Conselho Regional de Educação Física da 10ª Região (Cref-10/PB-RN), promoveu, na última sexta-feira (3), uma reunião com proprietários de academias de ginástica e musculação da cidade. O encontro discutiu medidas de segurança e responsabilidade adotadas nas academias com base no código de defesa do consumidor. 

A iniciativa faz parte do projeto Sextas Legais do Procon Cabedelo, e tem a orientação do MPProcon, que propõe uma parceria entre os órgãos de defesa do consumidor junto aos Crefs, INMetro e outros órgãos competentes. A reunião aconteceu no auditório do Procon e contou com a presença do presidente do Cref10, Francisco Martins da Silva, conselheiros da comissão de orientação e fiscalização do órgão, educadores físicos, representantes da Câmara Municipal e da sociedade civil, além de 16 proprietários de academias.

O secretário geral do Procon Cabedelo, Francinaldo de Oliveira, ao falar sobre a iniciativa, destacou que seu objetivo maior é fiscalizar as atividades, a fim de proporcionar um bom serviço à população. Francinaldo também explicou quais as principais irregularidades cometidas. 

"O Procon de Cabedelo participa de uma rede de consumo seguro de todo o Estado da Paraíba e está antenado com as principais recomendações dos órgãos reguladores e, por isso, nos antecipamos para orientar os proprietários de academias para que cumpram a legislação federal. Chegou ao nosso conhecimento que nesse âmbito de academias acontecem uma série de irregularidades que prejudicam os usuários e que precisam ser orientadas e sanadas, a exemplo da presença de estagiários atuando como educadores, ausência de educadores físicos e nutricionistas reconhecidos no local, instalação de equipamentos que não são totalmente seguros e, ainda, a venda não licenciada de produtos aos consumidores. Tomaremos as providências cabíveis e, em breve, lançaremos o Selo de Qualidade do Procon para que as academias se adequem aos requisitos e que o consumidor tenha ciência de que o estabelecimento cumpre ou não a legislação". 

Francinaldo ressaltou ainda que, após esse período de orientação e regularização, o Procon dará um prazo para que as academias sejam fiscalizadas e devidamente autuadas, caso sejam constatadas irregularidades. Os estabelecimentos que forem reincidentes estarão passíveis de multa e até de interdição.

De acordo com o presidente do Cref10/PB, Francisco Martins, recentemente, foram detectadas centenas de academias funcionando de maneira irregular na Paraíba, e a principal preocupação do órgão seria exatamente fiscalizar o exercício ilegal da profissão. 

"Só temos a elogiar a organização, o interesse, a boa vontade e a receptividade do Procon Cabedelo. Esse acontecimento é de suma importância pela necessidade que o Cref tem de somar forças para cumprir sua missão básica, que é de coibir o exercício ilegal da profissão. Nos preocupamos com a orientação, mas há casos de pessoas que são recalcitrantes e querem persistir no erro e, por isso, precisamos de ações mais fortes e coercitivas. Só temos a desejar que, conjuntamente, possamos realizar um grande serviço em prol da população de Cabedelo”, afirmou Martins, destacando, também, que as denúncias de irregularidades podem ser feitas online através do site (www.cref10.org.br).

Os proprietários de academias de Cabedelo saíram satisfeitos e dispostos a cumprir com as recomendações em prol da melhoria do serviço aos seus usuários. Wilson Freire ressaltou a importância do evento. "Foi uma reunião muito proveitosa, quero parabenizar o Cref10 e o Procon pela iniciativa. Sabemos que esse mercado de academias vem aumentando e, como proprietários, temos de nos preocupar com o produto que estamos oferecendo à nossa população e, cada vez mais, proporcionar qualidade e melhorias nos nossos serviços", afirmou Wilson.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180