Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Projeto Mercado Livre Ondinas Cabedelo leva artesãs para expor e vender peças no Centro Turístico Tambaú
9/2/2017 - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Michael Sampaio



A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) em parceria com a PBtur, realiza, a partir deste mês, o “Mercado Livre Ondinas de Cabedelo”. O projeto terá início no próximo dia 15 e segue até o dia 19, no pátio interno do Centro Turístico de Tambaú, das 16h às 21h, e pretende divulgar e vender a produção artesanal de Cabedelo, através da exposição das peças produzidas dentro do programa. 

Cerca de 50 artesãs participaram do Ondinas de Cabedelo e, orientadas pelo estilista Léo Mendonça, produziram várias peças artesanais que compõem a coleção Oceano. A produção é baseada nas técnicas do crochê e materiais naturais, como escama de peixe e osso, visando a valorização do artesanato e cultura locais.

“A ideia do Mercado Livre Ondinas de Cabedelo surgiu para dar seguimento ao Ondinas, e visa estimular a geração de renda, além de proporcionar maior visibilidade para a cidade e para o artesanato local. Estamos preparando uma decoração que traduza a ideia do nosso projeto e com a cara da nossa cidade”, destacou Léo. 

Ao longo das edições do Mercado Livre, todas as artesãs integrantes do projeto terão a oportunidade de expor e vender as suas peças. Foram realizados sorteios para definir a ordem de participação, buscando beneficiar todas as artesãs com igualdade de oportunidade.

As próximas edições do Mercado Livre Ondinas de Cabedelo estão programadas para os períodos de 11 a 15 de abril; de 21 a 25 de junho; de 11 a 15 de outubro; e de 6 a 10 de dezembro. Todas as exposições acontecerão no pátio interno do Centro Turístico de Tambaú, das 16h às 21h.

Ondinas - O projeto Ondinas é uma iniciativa da primeira-dama Jacqueline Monteiro, e tem por base a constatação das dificuldades por que passam as pessoas que trabalham com artesanato em Cabedelo para inovar, divulgar e vender as peças produzidas. Por outro lado, há também a visualização dos potenciais abertos no mercado para a atividade artesanal, sobretudo ligada ao estilismo.

A iniciativa busca, basicamente, capacitar essas artesãs na área do estilismo e na criação de produtos artesanais, como forma, também, de revitalizar o artesanato local, valorizar e integrar as artesãs do município. 

Entre as metas do projeto, estão a capacitação, o apuro das técnicas artesanais, a criação e elaboração de peças de design de modas (roupas e acessórios), a montagem de portfólio das peças da coleção, a documentação fotográfica e vídeo gráfica e a exposição artística. 

O nome do projeto é uma referência aos elementos aquáticos que traduzem os mistérios da beleza, da sedução, da sensualidade, do romantismo e da energia da água. As ondinas são as guardiãs da água. É também uma referência à tendência dominante entre os artesãos cabedelenses de trabalhar com subprodutos da atividade pesqueira, como mariscos e escamas de peixe, atividade na qual é pioneira.

Secom Cabedelo

 





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180