Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Curso de crochê promovido pela SEPM capacita mais 60 mulheres na técnica
11/2/2017 - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Rennan Melo


A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) realizou, nestas quinta e sexta-feira (9 e 10), o 3º Workshop  de crochê em parceria com as Linhas Círculo S/A, ministrado pela crochet designer Bruna Szpisjak. O curso, realizado no Auditório da Semais, contou com a participação de 60 mulheres, que buscaram aperfeiçoar seus conhecimentos na técnica do crochê.

Além de promover a capacitação das artesãs de Cabedelo, a iniciativa tem como foco principal despertar nas mulheres o empreendedorismo, gerando emprego e renda para elas. O curso, com carga horária de 14 horas, contou com a apresentação e lançamento de produtos e peças, além de aperfeiçoamento da técnica do crochê focada na moda e decoração. Na ocasião, também houve sorteio de produtos da Círculo.

“Com essa parceria com a Linha Círculo, realizamos mais uma capacitação para as artesãs cabedelenses e também para as mulheres que já conhecem a técnica, mas que ainda não a encaram como uma oportunidade de geração de emprego e renda. O curso acaba por ampliar os horizontes do mercado de trabalho para quem dele participa”, destacou a secretária da Mulher, Mônica Pimentel. 

A crochet designer Bruna Szpisjak começou como aprendiz de crocheteira aos 7 anos e dedicou-se na arte até a carreira acadêmica, com a proposta de expandir a técnica de forma cultural e comercial, e garantir que ela alcance gerações futuras. Ela, que sempre encarou o crochê como um trabalho, deixou claro que é preciso foco e perseverança para alcançar resultados.

“Aconselho as artesãs que busquem sempre se aperfeiçoar, dar continuidade aos estudos, acreditar no trabalho e persistir naquilo que faz, sempre em busca de melhorias”, diz. 

Entre as artesãs que participaram do curso, a satisfação era notável. O encanto com as peças, a disponibilidade e conhecimento da instrutora, e as instruções referentes às possibilidades de mercado marcaram o momento.

“Aprendi a fazer crochê quando era criança e tinha deixado de lado por ter outras prioridades, mas vim para o curso encarando como uma forma de ganhar dinheiro, pois estou desempregada. Nesses dois dias que passamos aqui, aprendi muita coisa: deu pra tirar amostra de algumas peças e ficamos de entrar em contato com a professora para conseguirmos gráficos de outras peças que gostamos”, disse a professora Ozelia Soares. 

“Essa é uma iniciativa muito louvável, pois Cabedelo tem muitos artesãos e precisamos sempre dessas capacitações para enfrentarmos o mercado e a concorrência sem nenhum medo. A vinda desses instrutores de fora nos auxilia com o aprimoramento das técnicas e ainda melhora nossa autoestima, para nos sentirmos mais preparados. Isso não é um serviço de assistencialismo, mas de capacitação profissional que nós estávamos precisando e que agora estamos vendo em Cabedelo”, finalizou a artesã Teresa Júlio. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180