Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Semais promove capacitações sobre o combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
15/2/2017 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Vimerson Dantas



A Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais) realizou, nesta quarta-feira (15), o primeiro curso de capacitação em 2017 sobre o tema, “Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”. O encontro reuniu, no auditório da Secretaria de Educação (Seduc), 30 profissionais ligados às pastas de Educação, Saúde e Turismo, além do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).

A capacitação ocorreu durante todo o dia, e ficou a cargo de profissionais da Casa Pequeno Davi, uma organização não governamental, sem fins lucrativos, com sede em João Pessoa.

“Essa iniciativa busca consolidar o processo de educação continuada dos nossos profissionais, atualizando novos conceitos e aspectos legais, visando o aprimoramento dos serviços prestados pelo município nessa área tão importante”, explicou a coordenadora de Proteção Especial da Semais, Roberta Pires. 

A capacitação será contínua e já estão programadas duas ações, nos dias 23 e 24, no por do sol do Jacaré e na Balsa de Cabedelo, respectivamente. 

“São ações focadas nessa problemática aqui estudada e que têm grande incidência em períodos como esse do Carnaval. Daí a importância da parceria com outras áreas de governo envolvidas no processo, para o real enfrentamento desses casos”, esclareceu Fabiana de Araújo Brito, que é membro do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMCDA).

Entre os aspectos diretamente ligados ao tema principal, o curso pretende esclarecer sobre o fluxograma, no âmbito do município, dos procedimentos e serviços prestados nessa área. Também sobre o grau de comprometimento e responsabilização de cada setor de governo na abordagem e acolhimento das demandas. 

“Essa capacitação é de extrema importância para a qualidade do serviço prestado pelo município. Afinal, nós, profissionais, não podemos ficar com os problemas que surgem isolados numa bolha. Temos que compartilhá-los, absorver inovações e novos procedimentos que ajudem nesse trabalho, a exemplo das dificuldades que enfrentamos junto às famílias dos usuários; a necessidade de darmos encaminhamentos que realmente ofereçam uma solução aos problemas surgidos, como quando judicializados, dentre outros”, observou Palmira Magalhães, do Conselho Tutelar da Infância e do Adolescente – Setor II, em Cabedelo.
 
Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180