Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Semais promove capacitações sobre o combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
15/2/2017 - Secretaria Municipal de Assistência Social

Vimerson Dantas



A Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais) realizou, nesta quarta-feira (15), o primeiro curso de capacitação em 2017 sobre o tema, “Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”. O encontro reuniu, no auditório da Secretaria de Educação (Seduc), 30 profissionais ligados às pastas de Educação, Saúde e Turismo, além do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).

A capacitação ocorreu durante todo o dia, e ficou a cargo de profissionais da Casa Pequeno Davi, uma organização não governamental, sem fins lucrativos, com sede em João Pessoa.

“Essa iniciativa busca consolidar o processo de educação continuada dos nossos profissionais, atualizando novos conceitos e aspectos legais, visando o aprimoramento dos serviços prestados pelo município nessa área tão importante”, explicou a coordenadora de Proteção Especial da Semais, Roberta Pires. 

A capacitação será contínua e já estão programadas duas ações, nos dias 23 e 24, no por do sol do Jacaré e na Balsa de Cabedelo, respectivamente. 

“São ações focadas nessa problemática aqui estudada e que têm grande incidência em períodos como esse do Carnaval. Daí a importância da parceria com outras áreas de governo envolvidas no processo, para o real enfrentamento desses casos”, esclareceu Fabiana de Araújo Brito, que é membro do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMCDA).

Entre os aspectos diretamente ligados ao tema principal, o curso pretende esclarecer sobre o fluxograma, no âmbito do município, dos procedimentos e serviços prestados nessa área. Também sobre o grau de comprometimento e responsabilização de cada setor de governo na abordagem e acolhimento das demandas. 

“Essa capacitação é de extrema importância para a qualidade do serviço prestado pelo município. Afinal, nós, profissionais, não podemos ficar com os problemas que surgem isolados numa bolha. Temos que compartilhá-los, absorver inovações e novos procedimentos que ajudem nesse trabalho, a exemplo das dificuldades que enfrentamos junto às famílias dos usuários; a necessidade de darmos encaminhamentos que realmente ofereçam uma solução aos problemas surgidos, como quando judicializados, dentre outros”, observou Palmira Magalhães, do Conselho Tutelar da Infância e do Adolescente – Setor II, em Cabedelo.
 
Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180