Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Projeto da SEPM oferece apoio e atividades às mulheres vítimas de câncer e violência
17/2/2017 - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Michael Sampaio



Prestar apoio psicológico e emocional às mulheres vítimas de câncer, violência e outras vulnerabilidade de gênero. Esse é o objetivo maior do projeto “Mel de Rosas”, promovido pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) e que realizou, nesta sexta-feira (17), o primeiro de uma série de encontros que buscam a troca experiência entre as participantes. 

A primeira reunião teve a participação de seis mulheres que venceram ou ainda estão enfrentando o câncer de mama. Além do grupo de apoio, O Mel de Rosas ainda vai contar com outras atividades, como aulas de ritmos, avaliação nutricional e cardiológica e noções de empreendedorismo.

“Essa é mais uma iniciativa da SEPM, com o irrestrito apoio da primeira-dama e vereadora Jacqueline Monteiro, visando, inicialmente, a formação de um grupo de mulheres vítimas de câncer de mama e de outras problemáticas da saúde e bem-estar. O projeto busca oferecer apoio e atividades a essas mulheres, dividindo suas experiências, levantando sua autoestima e oferecendo ações que buscam a qualidade de sua saúde”, explica a secretária da Mulher, Mônica Pimentel. 

Em andamento desde o começo do ano, o Projeto Mel de Rosas prevê um programa de suporte psicológico e emocional às mulheres vítimas de câncer de mama. A ação será lançada, oficialmente, durante o IV Fórum do Dia Internacional da Mulher, previsto para acontecer no dia 7 de março, no Cabedelo Clube.

“Teremos em março quatro encontros com esse grupo inicial: nos dias 8, 15, 22 e 29, pela manhã. As atividades preveem dinâmicas e terapias de grupo, compartilhamento de experiências, depoimentos e orientações sobre o enfrentamento dessas doenças. Os trabalhos serão coordenados pelas psicólogas Leocádia Cavalcanti, coordenadora de Promoção à Saúde na Atenção Básica; e Maria Bernadete Dantas Pessoa, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). A partir de abril, introduziremos outras abordagens relacionadas à violência contra a mulher”, detalhou a secretária adjunta da SEPM, Anabelly Marques. 

Para Mauricélia Ponce de Leon, residente em Intermares, que venceu um câncer de mama e participa desse grupo de apoio, a iniciativa é muito bem-vinda. “Eu chego a me sentir honrada com esse convite inicial, já que minha experiência pós-cirúrgica, apesar dos traumas vividos, tem sido de superação e normalidade. E acho importante dividir com outras pessoas tudo o que passei”. 

Edna Maria, moradora do bairro de Camalaú, também considera muito gratificante contribuir com o programa a partir de sua experiência de luta e fé. “É tão importante a gente poder contribuir com a recuperação das pessoas que estão tendo dificuldades em aceitar e superar esses problemas. Eu mesma que vivo a reincidência de um câncer, acho esse tipo de apoio, dentro dessa dinâmica oferecida aqui, uma enorme ajuda a todas nós”, relata. 

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180