Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Coletânea com textos de Hermes do Nascimento encerra Ano Cultural em homenagem ao poeta e autor do Hino de Cabedelo
1/3/2017 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio


Resgatar e propagar a memória dos trabalhos do poeta, cantor, compositor, pesquisador folclorista, ator e escritor Hermes do Nascimento. Essa foi a motivação para a homenagem o Ano Cultural 2016, que culminou com a edição de uma obra em dois volumes contendo poemas, músicas e memórias escritas pelo próprio autor, além da adaptação de uma autobiografia.

A solenidade para a apresentação e entrega dos livros aconteceu na semana passada, e contou com a presença de autoridades do município e da família do homenageado.

Para a confecção da tiragem de 1.000 livros de cada volume, foi feito um investimento de R$ 7.800,00, oriundos de recursos próprios da Prefeitura. Desta tiragem, 300 edições de cada volume foram destinadas à família de Hermes, e os demais serão entregues em bibliotecas, aos profissionais que atuaram no ano cultural e às instituições culturais de ensino da cidade.
Para o secretário de Educação Alsony Meireles, esse foi um momento de grande importância para a educação de Cabedelo, pois propaga a cultura produzida pelos próprios munícipes.

“Com essa iniciativa finalizamos a promoção do Ano Cultural Hermes do Nascimento, e concretizamos o sonho de entregar essa obra em dois volumes, através de recursos próprios, enriquecendo nosso acervo bibliográfico e propagando a cultura produzida na nossa terra”.

Homenagem merecida - A ideia para a realização de uma homenagem à Hermes do Nascimento, surgiu do filho caçula do poeta, Eros do Nascimento. Certo dia, ao encontrar e ler a autobiografia de seu pai, Eros notou a necessidade dele ser lembrado na cidade devido à sua produção cultural e artística, com destaque para a letra do Hino de Cabedelo.

“Ao perceber que não havia nada em Cabedelo que lembrasse a memória e as obras de meu pai, elaborei um documento para a Prefeitura solicitando que fosse feito algo na cidade. A princípio pensamos no nome de uma rua, mas fomos surpreendidos com a realização do Ano Cultural, que levou as obras produzidas por ele para as escolas e comunidade. Ao todo, temos conhecimento de 100 folhetos escritos, mas, até agora, só conseguimos resgatar 21. A edição dessa coletânea, para nós, é um sonho realizado, e para a cidade é a divulgação da nossa história”, declarou, emocionado.

Célia Aguiar é coordenadora do Concurso Cultural Prêmio Hermes Nascimento e uma das incentivadoras para a homenagem e realização da edição desta coletânea de textos do autor. Célia ainda participou da adaptação da autobiografia do poeta, e sente-se lisonjeada em fazer parte desse projeto.

“Participar de um projeto bem sucedido como esse é uma satisfação imensa para mim. Saber que contribuí para a realização de uma obra que deixa um legado para a cidade, resgatando e propagando a história de Cabedelo. Toda comunidade escolar no ano letivo de 2016 tomou conhecimento da vida e obra de Hermes do Nascimento. E com essa obra, finalizamos esse projeto com a sensação de dever cumprido”.

Ano Cultural - O Ano Cultural, que teve início em 2014 com a homenagem a Altimar Pimentel, tem por objetivo incentivar a pesquisa, o estudo da cultura e da história de Cabedelo e valorizar os autores da terra ou aqueles que ajudaram a desenvolver e divulgar a cultura local. Educacionalmente, ajuda no desenvolvimento da leitura, da comunicação verbal, dos dons artísticos e literários, proporciona a interação na escola, e entre elas, e serve de motivação para alunos quanto à pesquisa e a inventividade, bem como de incentivo ao desenvolvimento de projetos nas unidades de ensino.

A próxima edição do Ano Cultural cabedelense terá como homenageado o Padre Alfredo Barbosa, no ano em que, coincidentemente, o sacerdote estaria completando 100 anos.


Secom Cabedelo


Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Reforma e Ampliação da Escola Miranda Burity
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180