Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Projeto que reúne mulheres vítimas de câncer realiza mais uma reunião de apoio
8/3/2017 - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Michael Sampaio


A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) realizou, nesta quarta-feira (8), o 2º encontro do Pétalas de Rosa, grupo formado por mulheres vitimadas pelo câncer de mama. A reunião integra as atividades da Semana da Mulher, e também é um dos passos iniciais do Projeto Mel de Rosas, cujo lançamento acontece nesta quinta-feira (9), durante a realização do IV Fórum do Dia Internacional da Mulher, às 9h, no Cabedelo Clube. 

Assim como no 1º encontro, que aconteceu no dia 17 de fevereiro, a reunião foi coordenada por dois psicólogos e reuniu, além das mulheres que venceram ou estão enfrentando o câncer de mama, profissionais da SEPM. A estratégia teve por objetivo promover a aproximação entre esses profissionais e o público, visando o aprimoramento das ações de acolhimento às pessoas que procuram a Secretaria.

“O Mel de Rosas, que será lançado amanhã, é um projeto que visa sobretudo a saúde e o fortalecimento das condições gerais da vida da mulher. O Pétalas – que está inserido no projeto e é, na verdade, sua primeira fase – constitui um ciclo de conversas de apoio às mulheres que foram vitimadas pelo câncer. Temos palestras com psicólogos, advogados e assistentes sociais para, cada vez mais, irmos dando a essas mulheres o apoio que elas merecem e precisam para se fortalecer ainda mais na sociedade e na família. É esse o nosso foco: família, sociedade, saúde, educação, entretenimento, ritmos e lazer. Pois a mulher é o conjunto de tudo isso e a fortaleza de nossa querida Cabedelo”, declarou a primeira-dama, Jacqueline Monteiro, idealizadora do projeto.  

De acordo com a secretária adjunta da SEPM, Anabelly Marques, a reunião serviu para a troca de experiências, mas trouxe também um diferencial, que foi a participação ativa de funcionários da Secretaria.

“Hoje fizemos outra atividade além da roda de conversas. Foi uma dinâmica de grupo com a participação de funcionários da própria Secretaria sobre acolhimento, para que as pessoas entendam como se colocar no lugar do outro na hora de acolher. Nossa intenção é ampliar essa perspectiva, uma vez que vamos receber, além das mulheres acometidas pelo câncer de mama, aquelas que venceram ou têm outros tipos de câncer. A ideia é que elas tenham um acolhimento humanizado, uma escuta qualitativa por parte da equipe da SEPM”, comentou.  

Girlandia Soares, cabeleireira e moradora do Centro, é uma das participantes do Pétalas de Rosas, e falou sobre sua motivação para integrar o projeto.
 
“Aquelas pessoas que participam e que não tiveram problema de câncer vêm para dar força, para aumentar o grupo. E as que tiveram, que é o meu caso, vêm para ajudar na autoestima e partilhar nossa experiência. Sempre que me chamam, eu venho, deixo tudo o que tiver para  fazer para participar, até porque há muitas pessoas que precisam do apoio”.

Já a professora Mauricélia Ponce de Leon, que também integra o grupo e foi vítima do câncer de mama, destacou o caráter de fortalecimento das pessoas através das reuniões.

“Esse projeto é muito importante, principalmente para as pessoas que, no pós-câncer, sentem-se infelizes por alguma coisa. Esse grupo tem trazido muita alegria, porque a gente fala não só dos nossos problemas, mas escuta os problemas das outras pessoas e podemos ver o quanto o nosso é pequeno. Quando nos reunimos, formamos uma força com a contribuição de cada um e, no final, há um ganho individual importante”, finalizou.
 
Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180