Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Alunos da rede municipal se destacam em processo seletivo para ingresso no IFPB
15/3/2017 - Secretaria de Educação

Paulo Lima


Oitenta e um alunos das escolas da rede municipal de ensino de Cabedelo garantiram o ingresso no Instituto Federal de Educação (IFPB) – campus Cabedelo -, uma das mais representativas instituições do ensino médio profissionalizante no Estado para o ano letivo 2017. O ingresso se deu através do processo seletivo realizado pela unidade que, este ano, introduziu a modalidade de seleção através de análise do histórico escolar.

Foram selecionados alunos de nove escolas municipais: Adolfo Maia (6), Elizabeth Ferreira da Silva (5), Maria das Graças (12), Marizelda Lira da Silva (3), Paulino Siqueira (9), Pedro Américo (12), Plácido de Almeida (2) e Rosa Figueiredo (27). 

Com a abolição da prova escrita, o concurso da Instituição Federal passou a valorizar o desempenho dos alunos, ou seja, as habilidades e conhecimentos dos educandos não são avaliados pela aplicação de uma prova, mas da análise de desempenho escolar que revelam muito da vida escolar do aluno e da estrutura de ensino-aprendizagem em que ele está inserido.

Para o secretário de Educação, Alsony Meireles, o fato de tantos alunos oriundos da rede publica de ensino garantir vagas em uma instituição do porte do IFPB denota que o investimento na educação fundamental no município atinge um grau de excelência considerável.

“Penso que a educação em Cabedelo está de parabéns e tem muito o que comemorar com esses números tão expressivos. Eles são o demonstrativo mais fiel de como se desenvolve o ensino fundamental no município, através das condições estruturais e da valorização dos profissionais, somado ao reconhecido empenho dos educadores e do incentivo permanente ao alunado. É um processo que envolve dedicação e investimento no interesse pela aprendizagem, bem como pela busca na ampliação do conhecimento em processos de estudo orientado e criatividade”, comentou.

A coordenadora do Ensino Fundamental II, Selma Gomes, comentou que um dos diferenciais do processo seletivo do IFPB esse ano foi o aumento da média, que tornou o ingresso muito mais difícil, devido à alta concorrência.

“Cabedelo tem se destacado no ingresso de alunos no IFPB nos anos anteriores, mas este ano foi bem mais alto o nível de aprovação. Sempre se destacaram escolas como Maria Pessoa, Rosa Figueiredo, mas hoje estamos vendo que outras escolas estão desenvolvendo um trabalho direcionado para isso. Para o ano que vem, achamos que vai ser bem melhor, porque já tem coordenadores de polos e, com certeza, vamos ter um melhor aproveitamento, com muito mais alunos aprovados”, disse.

A coordenadora também revelou que o número de aprovados poderia até ser maior, caso a oferta de cursos fosse mais diversificada, e explicou o processo de formação que contribui para esse nível de aprovação.

“Se eles oferecessem outros cursos aqui, creio que o número ainda seria maior, pois muitas vezes os alunos não têm interesse nas áreas de formação que são exploradas aqui, como Pesca e Ecologia. A quantidade de aprovados se deve ao trabalho desenvolvido durante o ano, até porque tem escolas que já disponibilizam para as turmas de 9º ano uma espécie de cursinho, com reforço das disciplinas especificas, como Matemática e Português. E toda nossa rede tem esse direcionamento, num método que também integra a família no processo de cobrança e incentivo”, revelou.

A diretora da Escola Rosa Figueiredo, Rosita Viana, unidade com mais alunos aprovados (ao todo foram 27), declarou que o desempenho dos alunos da Unidade é fruto do trabalho que já vem sendo desenvolvido há alguns anos, com foco no Programa exigido pelo Instituto Federal.

“Estabelecemos de certa forma uma parceria com o IFPB, pois qualquer trabalho que ele faz conta com a participação de alunos da Escola. No caso do processo de seleção, nós conseguimos, em anos anteriores, o Programa do IF e trabalhamos o ano inteiro em torno dele, assim já existem turmas com muitos dos nossos alunos. Esse ano, a forma de seleção mudou, mas o trabalho estratégico e sistemático feito em sala de aula mostrou o resultado que estamos vendo. E é isso que nos satisfaz: ver que a dedicação, o investimento no futuro desses alunos”, concluiu.

Secom Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180