Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Alunos da rede municipal se destacam em processo seletivo para ingresso no IFPB
15/3/2017 - Secretaria de Educação

Paulo Lima


Oitenta e um alunos das escolas da rede municipal de ensino de Cabedelo garantiram o ingresso no Instituto Federal de Educação (IFPB) – campus Cabedelo -, uma das mais representativas instituições do ensino médio profissionalizante no Estado para o ano letivo 2017. O ingresso se deu através do processo seletivo realizado pela unidade que, este ano, introduziu a modalidade de seleção através de análise do histórico escolar.

Foram selecionados alunos de nove escolas municipais: Adolfo Maia (6), Elizabeth Ferreira da Silva (5), Maria das Graças (12), Marizelda Lira da Silva (3), Paulino Siqueira (9), Pedro Américo (12), Plácido de Almeida (2) e Rosa Figueiredo (27). 

Com a abolição da prova escrita, o concurso da Instituição Federal passou a valorizar o desempenho dos alunos, ou seja, as habilidades e conhecimentos dos educandos não são avaliados pela aplicação de uma prova, mas da análise de desempenho escolar que revelam muito da vida escolar do aluno e da estrutura de ensino-aprendizagem em que ele está inserido.

Para o secretário de Educação, Alsony Meireles, o fato de tantos alunos oriundos da rede publica de ensino garantir vagas em uma instituição do porte do IFPB denota que o investimento na educação fundamental no município atinge um grau de excelência considerável.

“Penso que a educação em Cabedelo está de parabéns e tem muito o que comemorar com esses números tão expressivos. Eles são o demonstrativo mais fiel de como se desenvolve o ensino fundamental no município, através das condições estruturais e da valorização dos profissionais, somado ao reconhecido empenho dos educadores e do incentivo permanente ao alunado. É um processo que envolve dedicação e investimento no interesse pela aprendizagem, bem como pela busca na ampliação do conhecimento em processos de estudo orientado e criatividade”, comentou.

A coordenadora do Ensino Fundamental II, Selma Gomes, comentou que um dos diferenciais do processo seletivo do IFPB esse ano foi o aumento da média, que tornou o ingresso muito mais difícil, devido à alta concorrência.

“Cabedelo tem se destacado no ingresso de alunos no IFPB nos anos anteriores, mas este ano foi bem mais alto o nível de aprovação. Sempre se destacaram escolas como Maria Pessoa, Rosa Figueiredo, mas hoje estamos vendo que outras escolas estão desenvolvendo um trabalho direcionado para isso. Para o ano que vem, achamos que vai ser bem melhor, porque já tem coordenadores de polos e, com certeza, vamos ter um melhor aproveitamento, com muito mais alunos aprovados”, disse.

A coordenadora também revelou que o número de aprovados poderia até ser maior, caso a oferta de cursos fosse mais diversificada, e explicou o processo de formação que contribui para esse nível de aprovação.

“Se eles oferecessem outros cursos aqui, creio que o número ainda seria maior, pois muitas vezes os alunos não têm interesse nas áreas de formação que são exploradas aqui, como Pesca e Ecologia. A quantidade de aprovados se deve ao trabalho desenvolvido durante o ano, até porque tem escolas que já disponibilizam para as turmas de 9º ano uma espécie de cursinho, com reforço das disciplinas especificas, como Matemática e Português. E toda nossa rede tem esse direcionamento, num método que também integra a família no processo de cobrança e incentivo”, revelou.

A diretora da Escola Rosa Figueiredo, Rosita Viana, unidade com mais alunos aprovados (ao todo foram 27), declarou que o desempenho dos alunos da Unidade é fruto do trabalho que já vem sendo desenvolvido há alguns anos, com foco no Programa exigido pelo Instituto Federal.

“Estabelecemos de certa forma uma parceria com o IFPB, pois qualquer trabalho que ele faz conta com a participação de alunos da Escola. No caso do processo de seleção, nós conseguimos, em anos anteriores, o Programa do IF e trabalhamos o ano inteiro em torno dele, assim já existem turmas com muitos dos nossos alunos. Esse ano, a forma de seleção mudou, mas o trabalho estratégico e sistemático feito em sala de aula mostrou o resultado que estamos vendo. E é isso que nos satisfaz: ver que a dedicação, o investimento no futuro desses alunos”, concluiu.

Secom Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180