Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Semob e Renault iniciam processo para instalação do projeto “O Trânsito e Eu” nas escolas da rede municipal
27/3/2017 - Secretaria de Mobilidade Urbana



Na última quinta-feira (23), o secretário de Mobilidade Urbana, José Euzébio, esteve reunido com a representante do Instituto Renault, Eliane Tarrit. O objetivo do encontro, que aconteceu na Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), foi dar continuidade às discussões para a implantação de uma escola de trânsito em Cabedelo, dentro do projeto “O Trânsito e Eu”. 

Além do secretário da Semob, estiveram presente ao encontro o secretário-adjunto, Thiago Dias, e a coordenadora da Educação para o Trânsito, Telma Santos. Na ocasião, a Semob Cabedelo foi convidada a visitar escolas de Curitiba e São José dos Pinhais, ambas no Paraná, que já adotam o projeto inovador de educação no trânsito. 

Em Cabedelo, o início do projeto acontece em maio, com a capacitação dos professores do 3º ano da rede municipal e os agentes de trânsito, além da assinatura do contrato entre a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) e o Instituto Renault. A iniciativa deve beneficiar cerca de 1.500 alunos, de 7 a 12 anos da rede municipal de ensino. A primeira etapa do projeto consiste em inserir no currículo escolar matérias sobre leis e educação no trânsito, através de kits ilustrados, produzidos pelo Instituto Renault. 

“O Trânsito e Eu” é um programa mundial de conscientização da Renault que, em 16 anos, já alcançou 35 países e beneficiou cerca de 13 milhões de crianças.

O programa tem início nas salas de aula da rede municipal de ensino, onde são utilizados kits educativos ilustrados, produzidos pelo Instituto Renault. De fácil compreensão, eles são elaborados por educadores e empregam diferentes ferramentas pedagógicas, adaptadas à realidade brasileira.

O conteúdo teórico é complementado pela atividade prática, em um minicircuito composto por ruas, semáforos, placas de sinalização, faixas de pedestre e ciclovias, onde as crianças vivenciam situações de mobilidade coletiva e individual, a bordo de minicarros, bicicletas ou a pé, aprendendo a conviver e a respeitar as diferenças com idosos e deficientes físicos e visuais.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180