Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Seduc adota caderneta inovadora para alunos de Educação Física
29/3/2017 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio


Acompanhar o rendimento e a evolução do aluno e servir como base de avaliação e comparação técnica ao final de cada ano letivo. Com esses objetivos, a Secretaria de Educação (Seduc), por meio do setor de Educação Física, elaborou uma caderneta inteligente, que vai beneficiar 2.800 alunos do Ensino Fundamental I da rede municipal. 

A iniciativa é pioneira no município e vai permitir um acompanhamento mais amplo e organizado dos estudantes contemplados. Inicialmente, foram confeccionadas 200 cadernetas, que atenderão aos professores de Educação Física em 18 unidades escolares. Ao todo, a Seduc investiu R$ 3.380,00 nas cadernetas. 

De acordo com o professor Eric de Lucena Barbosa, chefe do setor de Educação Física da Seduc, a implantação dessas cadernetas passa a ser um referencial em nível estadual pelo conjunto de informações que proporciona.

"Estamos criando uma nova proposta de caderneta para que haja o acompanhamento dos alunos e para que o professor tenha um melhor controle da  metodologia aplicada. Essa caderneta passou alguns anos sem ser utilizada e a proposta da atual gestão é retomar essas avaliações pedagógicas dos alunos com um formato inovador e diferenciado. Ela foi elaborada pelos professores de educação física e apresentará uma riqueza de informações que vão subsidiá-los tanto na parte física, antropométrica, como também valorizando os indicadores cognitivos, socioafetivos e motores", explica. 

Ainda de acordo com Eric, essa ferramenta permitirá que o professor de educação física, no início de cada bimestre, realize uma bateria de avaliações e faça comparações técnicas ao final de cada período. Além do registro da frequência do aluno, estarão na caderneta as medidas antropométricas, registro de conteúdo e diversos indicadores que estarão à disposição dos professores para possíveis intervenções durante o ano inteiro. As avaliações consistirão em testes de habilidades, flexibilidade, força de membros superiores e inferiores. O professor ainda terá um local destinado para registro dos conteúdos, que são embasados no plano anual elaborado no início do ano letivo.

Cabedelo possui aproximadamente sete mil crianças matriculadas em 22 escolas e nove creches, e a educação física é uma disciplina regular e obrigatória do Ensino Fundamental I, II e também Ensino Médio. A ideia da Seduc é ampliar essa caderneta a todos os alunos do município. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180