Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Seduc promove curso de formação para cuidadores
30/3/2017 - Secretaria de Educação

Rennan Oliveira



A Secretaria de Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Educação Inclusiva, iniciou, nesta quinta-feira (30), a primeira parte do calendário anual de formação de cuidadores que atuam nas escolas da rede municipal de ensino. O curso integra o processo de formação contínua oferecida pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) para esses profissionais, e visa habilitá-los para o exercício correto de suas funções.

A partir de hoje, e nas próximas segunda (3) e quarta (5), os 140 cuidadores participantes terão acesso às informações acerca da legislação que rege a atividade, papéis e funções do cuidador em sala de aula, e questões éticas que envolvem a ação dos profissionais na escola. Além disso, o curso ainda vai abordar  as deficiências que são objeto de atenção por parte do cuidador. Os encontros sempre acontecerão no Auditório da Seduc.  

Cerca de 60 cuidadores, entre novatos e veteranos, participaram da primeira turma da formação.

“O profissional que trabalha com aluno com deficiência precisa estar em constante formação, independente de já tê-la ou não. E esse ano o nosso quadro de cuidadores é, em sua maioria, composta por novatos. Então, é preciso que eles entendam verdadeiramente o seu papel de cuidador, a sua função, qual a legislação que lhe acoberta, que deficiência o aluno tem, compreender um pouquinho da deficiência que o aluno apresenta e, acima de tudo, sair da formação com o desejo de querer aprender mais”, explicou a coordenadora de Educação Inclusiva, Socorro Feitosa.
Feitosa também explicou a função dos cuidadores no trabalho educativo com os deficientes.

“O cuidador é a pessoa que cuida do aluno que tem deficiência. Na escola, o professor à frente de uma turma de 25, 30 alunos não tem condições de oferecer os cuidados específicos que o estudante com deficiência precisa. Aí é onde entra a figura do cuidador, a pessoa que precisa, pelo menos, ter uma formação em serviço e que cuide da alimentação, da higiene, da locomoção, entre outras necessidades que o aluno apresenta”, destacou.

Maria Eduarda Sousa Dornelas, que atua na escola Borges e Sousa como cuidadora de um aluno autista, falou sobre a importância da formação para o desenvolvimento de seu trabalho.

“Para mim, que estou começando a trabalhar como cuidadora, esse tipo de formação é muito importante para poder aprender mais sobre a atividade e as responsabilidades da função. Estou no início ainda, mas estou amando o trabalho e também procurando aprender a auxiliar o meu aluno nas dificuldades que apresenta. Acho que a formação é um apoio importante que a Prefeitura dá para nosso trabalho, ao lado do que dá de apoio aos deficientes, por exemplo, como a sala de recursos que a escola dispõe e que auxilia muito no aprendizado deles”, frisou.

Entre as veteranas, Jardiene Campos de Brito, que atua na escola Damásio de França Macedo como cuidadora de um aluno hiperativo, revelou a importância da capacitação para o seu desempenho profissional.

“Participei da formação do ano passado e, este ano, estou de volta para aprender mais sobre o papel do cuidador. Acho esse tipo de formação muito importante, em primeiro lugar como uma forma de obter conhecimento, pois pretendo dar continuidade na área e ser muito mais profissional. Como agora é lei e profissão regulamentada, pretendo me formar nessa área. Gosto muito de criança e o trabalho me atrai. O apoio da PMC ao nosso trabalho começa com essa equipe que está nos capacitando. As formações, ao meu ver, são sempre cheias de conhecimentos”, comentou.

As próximas formações para cuidadores, de acordo com Socorro Feitosa, estão previstas para os meses de junho e agosto.  

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180