Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
PMC amplia suplementação alimentar através do Nutrisus para todas as creches municipais
31/3/2017 - Secretaria de Educação

Rennan Oliveira


A Secretaria de Educação (Seduc) e a Secretaria de Saúde (Sescab), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), iniciaram, esta semana, o processo de ampliação do Programa Nutrisus em todas as creches do município. A ação prevê a suplementação de vitaminas e minerais na alimentação infantil, visando prevenir a anemia e suprir carências nutricionais como de vitamina A e K.

O programa, que consiste na fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó, foi lançado oficialmente pelo Ministério da Saúde (MS) em março de 2015, sendo implantado em Cabedelo nas creches pactuadas com o PSE naquele mesmo ano, beneficiando 414 crianças. Para este ano, a previsão é que sejam alcançados mais de 500 alunos.

“Nossa finalidade é suplementar a alimentação das crianças que estão matriculadas no infantil I, II e III, que corresponde a faixa etária de 8 meses a 2 anos, período de maior vulnerabilidade. A ação consiste na adição de um sachê em uma das refeições principais, que no caso é o almoço oferecido diariamente nas creches. Incluímos todas as creches no programa, mesmo aquelas que não foram pactuadas, como a Tarik de Sousa, para não deixarmos nenhuma criança nessa faixa etária fora do programa”, explicou a coordenadora da merenda, Suely Campos Gouveia.

Todo o processo de implantação do NutriSus será acompanhado para permitir a montagem de um quadro inicial e perceber a evolução, através da avaliação do estado nutricional da criança. Para tanto, estão sendo realizadas em uma unidade de controle (Creche Santa Bárbara) coleta de sangue para eritograma e parasitológico de fezes para avaliação inicial. 

Antes da implantação definitiva do Nutrisus, o PSE, juntamente com Merenda Escolar e nutricionistas da Sescab, reuniu os gestores para detalhar o  programa. Logo depois foi realizada uma formação com as merendeiras para esclarecer como elas iriam adicionar o sachê no alimento diário da criança. Também foram realizados encontros entre pais e nutricionistas nas unidades para explicar a importância do Nutrisus no desenvolvimento infantil.

Prevenção – O objetivo principal do Nutrisus é prevenir casos de anemia entre a população infantil. A estratégia do MS, portanto, é fornecer a suplementação nas creches de todos os municípios do Brasil para evitar o déficit de minerais e vitaminas que leva ao desenvolvimento dos quadros de anemia que influem no processo de desenvolvimento físico e no processo de aprendizagem.

“O Nutrisus visa suplementar a alimentação infantil com minerais e vitaminas, principalmente do ferro para evitar a anemia. O ferro é importante para o que chamamos de ‘os mil dias da criança’, período que se inicia ainda na gestação, passa pela fase de amamentação através do leite materno, que contém um ferro de alta digestibilidade, e se conclui com a suplementação do ferro após os seis meses até os dois anos de vida. A deficiência do ferro influencia em todo o desenvolvimento cognitivo, incluindo o aprendizado da criança”, explicou a nutricionista da Sescab, Janaína Japiassu.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180