Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Desenvolver Cabedelo beneficia 15 novos empreendedores e anuncia novidades no programa
7/4/2017 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio



O Desenvolver Cabedelo avança mostrando sinais de estabilidade e consolidação. Além de manter a regularidade de uma média mensal na composição das turmas de beneficiados, contabilizar a procura por pessoas já beneficiadas pela renovação de créditos, ainda anuncia inovações estratégicas para continuar aprimorando e prestando assessoria especializada para os pequenos empreendedores integrados ao programa.

Nesta quinta-feira (6), com a entrega de cheques a 15 microempreendedores locais, em uma turma composta por novatos e reingressos, o programa atingiu um investimento de R$ 459.600 mil (quatrocentos e cinquenta e nove mil e seiscentos reais), beneficiando, ao longo de um ano de atividade, um total de 216 pessoas. O valor emprestado na etapa atual, referente ao mês de março, somou R$ 42.360,00 (quarenta e dois mil, trezentos e sessenta reais).

Presente à cerimônia de entrega dos cheques, a primeira-dama do município, Jacqueline Monteiro, salientou que o Desenvolver Cabedelo é parte fundamental da mentalidade posta em prática pela atual gestão, que tem como metas o incentivo e a abertura de condições para o empreendedorismo. 

“É um momento de alegria poder ver uma iniciativa se tornando realidade em Cabedelo. O projeto dessa gestão é esse mesmo: poder dar condições para que as pessoas fomentem o seu trabalho, o seu empreendimento. É isso que temos buscado para fugir daquele assistencialismo passageiro que não leva a lugar algum. Nosso objetivo é dar condição para que os cabedelenses possam abrir seus negócios, se capacitarem e crescerem”, declarou.

O secretário da Indústria, Comércio e Portos, Alexandre Mariz Maia, parabenizou os participantes da 15ª turma de beneficiados, e destacou o caráter de incentivo ao empreendedorismo do programa.

“Esse programa implantado na gestão de Leto é muito além do que simplesmente buscar emprego para as pessoas de Cabedelo. É dar condições para que elas desenvolvam a capacidade de fazer negócios, de terem um empreendimento. Aqui em Cabedelo, existem mais de 200 pessoas que acreditaram em si, que fizeram microempresas e que estão atuando. Dessas, inclusive, grande parte já ampliou o negócio, conseguindo novamente os recursos para continuar investindo. Essa é a marca de uma gestão que se preocupa com o crescimento da cidade, pois ela não se desenvolve apenas trazendo empresas, mas fazendo com que a capacitação das pessoas que aqui moram seja ampliada, aceita e estimulada”, comentou. 

Morgana Borges de Lima, moradora do Centro, onde comercializa produtos de limpeza, é uma das empreendedoras que está ingressando no Desenvolver. Ela falou como conheceu o programa e quais suas expectativas para o financiamento a que teve acesso.

“Soube do programa através da primeira-dama Jacqueline. Ela me falou dele, de como funcionava e quais eram as condições para participar. Vim, participei de todo processo e agora estou aqui, nessa última etapa, recebendo o cheque. Tenho fé em Deus que tudo vai dar certo e que eu possa voltar aqui outras vezes. Pretendo investir esse dinheiro direto no meu empreendimento”, revelou. 

Já Neide Branquinho Martins, pertencente ao grupo de artesãs do Projeto Ondinas de Cabedelo, esteve na primeira turma de beneficiados e, nesta edição, compõe o grupo de quatro empreendedores que conseguiram reingressar no programa. Ela revelou suas impressões sobre a participação e a importância do Desenvolver para a cidade.

“É um trabalho de formiguinha. A gente começa timidamente, mas a passada vai crescendo. Basta que a gente acredite naquilo que faz, que faça com amor, que goste e as coisas tendem a ter uma continuidade. Tenho sentido que esse programa é muito importante para nossa vida social e profissional. Porque na realidade é um resgate da cidadania. Vamos conseguindo melhorar a nossa vida e, por extensão, a vida daquela pequena comunidade que vive ao nosso lado, seja na família ou em volta dela, na vizinhança onde vamos vender e locais que passamos a frequentar. Acho que essa iniciativa é muito importante. Estamos tendo uma oportunidade valiosa e torço para que todos que tenham acesso deem a importância devida a esse programa”, comentou.

Novidades – O programa Desenvolver Cabedelo existe há um ano e durante esse tempo primou pelo diálogo permanente com os integrantes. A sondagem das necessidades e dúvidas que afetam os beneficiados resultou em contribuições expressivas para o aprimoramento da iniciativa. O programa adotou um profissional de contabilidade para auxiliar os microempreendedores e buscar estar sempre em busca de parcerias que venham ajuda-los no desenvolvimento e na gerência de seus negócios.

Durante mais essa entrega de cheques, a coordenadora do Desenvolver, Geovanice Ferreira, anunciou a celebração de um convênio com o Sebrae para a realização de cursos de capacitação em áreas a serem sugeridas pelos integrantes. 
O Programa ainda vai contar com a implantação, com previsão para o mês de maio, de um Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) do Sebrae, com dois funcionários, para fornecer orientações às pessoas que precisarem, além do lançamento de uma página no Facebook para servir como canal de comunicação com usuários e público em geral.

“O Posto servirá para atender os microempreendedores. Lá, contaremos com funcionários com experiência na área para auxiliar, esclarecer e prestar informações para quem procure o programa. Já a página no Facebook é uma ferramenta que utilizaremos para colocar todas as nossas informações, alterações e novidades. Ela também servirá como elo de ligação com nossos clientes e pessoas que se interessem pelo programa”, explicou  Geovanice.

A coordenadora informou, ainda, que a lista de espera para a composição da turma já conta com 12 microempreendedores inscritos, que passarão pelo processo de capacitação. Mesmo com esse número, ela anunciou que a turma não está fechada e que, caso apareçam interessados, eles podem ainda se inscrever para participar do processo e ter acesso ao empréstimo.

Secom Cabedelo 
  








Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180