Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
No Dia Mundial da Saúde, Sescab promove mutirão de serviços e orientação sobre Depressão
7/4/2017 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio


A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) realizou, nesta sexta-feira (7) – Dia Mundial da Saúde –, um Mutirão de Serviços para a população cabedelense. A ação aconteceu na Escola Estadual Imaculada Conceição, no bairro de Jardim Oceania, e foi norteada pelo tema Depressão, recomendado pela Organização Mundial na Saúde (OMS) para este ano. 

Além da população local, o evento reuniu alunos do ensino fundamental I e II, e contou com a oferta de diversos serviços, como orientação ao tabagismo, saúde do trabalhador, combate ao Aedes Aegypti, nutrição, postura corporal e orientações sobre escovação dos dentes. Os estudantes tiveram acesso, ainda, a serviços de verificação de pressão arterial, atualização de vacinas e testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites. 

A equipe da Sescab também forneceu informações sobre o Cartão do SUS, Programa Bolsa Família e atividades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e sobre a Escola de Futebol e outras modalidades esportivas. Já a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) esteve presente destacando suas ações o combate à violência contra a mulher.

“A depressão é uma enfermidade que vem crescendo em todo o mundo. Sensíveis a essa problemática, a Sescab não tem medido esforços na oferta de serviços direcionados aos portadores dessa doença. Um evento como esse é um momento propício para divulgarmos e explicarmos detalhes sobre nossa rede de atendimento nessa área. Por outro lado, nossa estratégia é levar essa informação aos nossos jovens e adolescentes, no seio do ambiente escolar, entendendo serem eles os adultos de amanhã. Assim, reforçamos o binômio Saúde/Educação, cuja política pública municipal nesse sentido, para 2017, começa com esta ação de hoje, mas que alcançará outras escolas do município”, detalhou Juçara Pascoal, secretária adjunta da Sescab.

Considerada uma doença da modernidade, a depressão se apresenta em vários níveis, acomete pessoas de praticamente todas as idades e, de forma cada vez mais incidente, tem interferido no cotidiano das famílias, inclusive, no desempenho da economia, como explica a psicóloga Eveline Ribeiro Silva Batista, coordenadora do centro de Atenção Psicossocial – Caps II.

“Boa parte dos nossos usuários é de pessoas que também apresentam sintomas da depressão, como o humor, tristeza, fadiga, tendo a persistência desses sintomas por mais de duas semanas, o que requer acompanhamento psicológico ou mesmo psiquiátrico idealmente desde o início. Da mesma forma, atendemos cidadãos com transtornos psicóticos, neuroses, bipolar, entre outros. Nossa rede de atenção psicossocial atua, também, tentando desmistificar o estigma que rotula as pessoas que buscam tratamento nessa área. Buscamos viabilizar uma atitude produtiva. Por isso, a escola é um importante fator de transformação nessa abordagem, ao tocar a sensibilidade da juventude”. 

Em Cabedelo, a Rede de Atenção Psicossocial está aberta à demanda espontânea da população, bem como o encaminhamento das demais unidades hospitalares do município. O Caps II não só atende esse público específico, como pessoas encaminhadas pelas Unidades de Saúde da Família (USF). Lá, o usuário passa por uma triagem. Os casos mais leves são encaminhados ao setor de Psicologia da Policlínica Leonard Mozart. Os mais severos, tratados no próprio setor, com a oferta de acompanhamento clínico e de oficinas terapêuticas em grupo e de acordo com a necessidade e gosto de cada paciente. São oferecidas oficinas de música, coral de libras, culinária, percussão, oficina da beleza e de esportes. Já os casos mais urgentes, são encaminhados para o pronto Atendimento em Saúde Mental – Pasm, no Ortotrauma de João Pessoa.

“Gostei muito das orientações sobre a doença da depressão, as dicas de prevenção e de como obter atendimento. Eu mesmo não sabia que em Cabedelo havia esse serviço de saúde disponível”, disse Edson Andrade, de 17 anos, aluno da escola.

O Caps II atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidos pelo número (83) 3250.3241.
 
Secom Cabedelo 




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180