Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
PMC não recebe projeto do GTAAB e promoverá espetáculo da Paixão de Cristo na Praça Getúlio Vargas
10/4/2017 - Secretaria de Cultura

Design Secom



O espetáculo da Paixão de Cristo em Cabedelo, este ano, será encenado na Praça Getúlio Vargas, no Centro da cidade. A peça será apresentada ao público nos dias 15 e 16 de abril e terá como convidada a cantora Renata Arruda, que interpretará Maria. 

O Grupo de Teatro Amador Padre Alfredo Barbosa (GTAAB), responsável pela realização do espetáculo na Fortaleza de Santa Catarina, não entregou à Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), o projeto para apreciação e programação financeira.

Mesmo cientes de que o decreto de contenção de gastos assinado pelo prefeito Leto Viana não atingiria a realização da Paixão de Cristo nem os festejos juninos na cidade, o GTAAB, por meio do seu diretor, Tadeu Patrício, não manifestou interesse em enviar o projeto, tampouco comunicou ao elenco qualquer resolução quanto à realização do espetáculo da Paixão de Cristo.

Tal atitude, de acordo com o secretário de Cultura, Walmarques Junior, foi vista como um descompromisso por parte da direção do grupo para com a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) – principal apoiadora e patrocinadora da Paixão nos últimos quatro anos – , e com a população cabedelense.

“Sabendo da força da cultura em Cabedelo e que cada grupo realiza o seu trabalho, desde que assumimos a Secult, em 2014, optamos por estabelecer um trabalho de parceria. No que se refere à Paixão de Cristo, o GTAAB – cuja história e dificuldades conheço até por ser ator do grupo – , recebeu sem dúvidas, nesse governo, os maiores incentivos dados ao grupo com recursos próprios. Isso proporcionou possibilidades de trazer, por exemplo, uma atriz global em uma das edições, além de dar uma repercussão muito grande para o espetáculo”.

A parceria entre a PMC e o GTAAB presumia o apoio financeiro e a compromisso com a logística do espetáculo, com o pagamento de cachê aos participantes, cessão de lanches e transporte.

“No governo atual elaboramos um convênio e nele determinamos algumas medidas, como o apoio logístico integral. A PMC, na verdade, vem sendo, nos últimos anos, o patrocinador principal e, às vezes, único do espetáculo. A Prefeitura fez essa parceria para proporcionar à população cabedelense, de forma gratuita, a história da Paixão, morte e ressurreição de Cristo”, explicou Walmarques.

Novo espetáculo – O grupo que encenará a Paixão de Cristo na Praça Getúlio Vargas é formado por atores participantes do GTAAB e outros. O novo espetáculo vai ser realizado de forma independente e acontecerá no espaço de eventos da Praça, local onde fica o circo do Natal de Cores e Corais.

“Uma grande parte dos atores me procurou, enquanto secretário e componente do GTAAB, e decidimos encenar o espetáculo de uma forma simples. Na Fortaleza, exigiria uma logística maior e nós não dispomos nem dos figurinos nem de todo aquele arsenal que pertence ao grupo. Quisemos fazer uma produção independente e já estamos ensaiando”, explicou Walmarques Junior.

A estrutura para a encenação contará com quatro palcos, onde serão distribuídas, aproximadamente, 30 cenas. O espetáculo terá um texto novo e trará inovações como milagres e passagens bíblicas diferentes da última montagem, além de atores interpretando personagens diferentes.

Walmarques revelou que o espetáculo da Paixão será mais simples, mais resumido, mas sem trair a essência da história narrada na Bíblia. Ressaltou, também, que a iniciativa tem por objetivo manter a tradição, bem como não privar a comunidade cabedelense, majoritariamente cristã, do espetáculo.  

“Não é uma afronta ao grupo que se não se pronunciou em realizar, mas uma forma de nós, que somos apaixonados por isso, presentearmos o povo de Cabedelo, que tem uma religiosidade muito grande e sente falta do espetáculo, como já sentiu em outros anos”, conclui o secretário.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180