Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeito abre Ano Cultural em homenagem ao Padre Alfredo Barbosa nesta terça-feira
17/4/2017 - Secretaria de Educação

Design Secom



A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação (Seduc), abre, nesta terça-feira (18), o Ano Cultural Padre Alfredo Barbosa. O evento acontece às 9h, no Cabedelo Clube, e será marcado pela assinatura do decreto nº 10/2017 pelo prefeito Leto Viana, que marca o início das atividades do Ano nas escolas e na comunidade. 

O Ano Cultural foi instituído em Cabedelo em 2014, e tem por objetivo incentivar a pesquisa, o estudo da cultura e da história da cidade, e valorizar os autores da terra ou aqueles que ajudaram a desenvolver e divulgar a cultura local.

“Em suas edições, o projeto já homenageou o escritor Altimar Pimentel, a educadora Tia Beta e o poeta Hermes Nascimento. A cada ano, são realizadas ações nas escolas e na comunidade, buscando lembrar a importância e resgatar a história do homenageado. Padre Alfredo foi, e ainda é, muito presente em nossa cultura e na vida dos cabedelenses. Essa homenagem é justa e merecida por tudo que ele representa para a religião católica na cidade”, destaca a coordenadora do Ano Cultural, Célia de Aguiar. 

Quem foi o Padre Alfredo? - Padre Alfredo Barbosa dos Santos nasceu em João Pessoa, em 21 de agosto de 1917. Foi ordenado em 1944 e logo assumiu como coadjutor da paróquia de Lourdes, nas Trincheiras. Depois, em 1946, seguiu para Monteiro e, no ano seguinte, foi transferido para Campina Grande, tendo sido o primeiro pároco de São José, do bairro José Pinheiro.

No dia 8 de dezembro de 1951, criada a paróquia de Cabedelo, foi nomeado seu primeiro pároco e, ao mesmo tempo, administrador da antiga paróquia de Livramento. O Padre logo foi tomando conhecimento da realidade religiosa, econômica, social e cultural de seus paroquianos e, aos poucos, conquistando as pessoas, sem preocupação com promoção pessoal ou qualquer conforto de vida, apesar de ser estimado pela classe política e empresarial da cidade e do Estado.

Em consequência da diabetes, sofreu a amputação das pernas, entre 1983 e 1985, mas permaneceu alegre e bastante ativo até o final de sua vida. Faleceu no dia 11 de agosto de 2000 (dia de Santa Clara).

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180