Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Sescab promove ações voltadas à saúde do trabalhador no Mercado Municipal
18/4/2017 - Secretaria de Saúde

Paulo Lima


O mês de abril é marcado por comemorações do Dia Mundial da Saúde (7) e do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho (28). As ações são desencadeadas em todo o Brasil a fim de promover a Campanha Abril Verde, que busca prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. 

Nesta terça-feira (18), a Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), por meio da Vigilância em Saúde e da Diretoria de Saúde do Trabalhador do município, realizou uma ação alusiva à campanha, com a oferta de serviços e informações sobre a saúde do trabalhador. A iniciativa aconteceu no Mercado Público Municipal e contou com a parceria do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). 

Durante toda a manhã, feirantes e ambulantes foram convidados a participar de uma aula de Fisioterapia Laboral, conhecendo e experimentando exercícios preventivos. A Sescab também ofereceu orientações sobre postura no ambiente de trabalho e de combate ao tabagismo. Os participantes ainda receberam vacinas contra Tétano, Tríplice Viral e Hepatite B.

“Aqui em Cabedelo, o movimento Abril Verde busca a conscientização para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho, alertando a população sobre suas principais causas, tipos de doenças e meios preventivos e de tratamento”, explicou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Elisete Pimentel. 

À rede municipal de saúde cabe, prioritariamente, o trabalho de caráter preventivo às doenças e acidentes de trabalho. Ao lado da Vigilância Sanitária, a Diretoria de Saúde do Trabalhador de Cabedelo atua setorialmente, estabelecendo aos servidores municipais protocolos oficiais de conduta, bem como orientações à população em geral, inclusive através das Unidades de Saúde da Família (USFs).

“Cabedelo vem mostrando crescimento em problemas relacionados às doenças do trabalho, principalmente pelos profissionais das áreas de segurança, educação e saúde. São problemas relacionados a acidentes biológicos provocados, por exemplo, pelo manejo inadequado do lixo hospitalar, bem como aos vários tipos de transtornos mentais, como depressão, bipolaridade e ansiedade. Preocupados com essas tendências, o município vem desenvolvendo esforços na requalificação e especialização dos serviços de saúde ofertados pelos Caps II e Caps AD, além do Serviço de Assistência Especializada (SAE)”, reforçou a diretora de Saúde do Trabalhador, Josânia Firmino. 

Para quem participou das atividades, a iniciativa foi válida e importante, pois muitos não recebiam informações e orientações para prevenir acidentes de trabalho. 

“Eu gostei de tudo o que ouvi e aprendi aqui hoje. O bom era se fosse sempre, já que nunca havia tido uma ação como essa pra gente que trabalha no Mercado. Pudemos fazer exercício, relaxar e conhecer várias dicas de postura e prevenção de problema na coluna”, elogiou o feirante José Luís da Silva. 

Abril Verde - O Movimento Abril Verde luta para marcar o mês de abril com a cor da segurança no calendário nacional, dando-lhes mais visibilidade e manifestações de apoio à causa. O conceito do Abril Verde, por ter um mês inteiro dedicado à conscientização para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho, na intenção de concentrar anualmente nesse período, traz uma série de atividades disseminadores da cultura de prevenção.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180