Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Seduc abre Ano Cultural em homenagem ao centenário do Padre Alfredo Barbosa
19/4/2017 - Secretaria de Educação

Rennan Oliveira



A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação (Seduc), deu início, nesta terça-feira (18), às atividades do Ano Cultural que, nesta edição, vai homenagear o Padre Alfredo Barbosa. A cerimônia de abertura levou ao Cabedelo Clube um público formado por secretários, vereadores, gestores, coordenadores, alunos e membros da comunidade cabedelense, além de familiares do homenageado.

Além de lembrar a importância e a trajetória do Padre Alfredo Barbosa, a abertura do Ano Cultural também contou com a apresentação das bases e objetivos do projeto que, desde seu lançamento, em 2014, vem proporcionando o incentivo à pesquisa e ao estudo da cultura local, através da pesquisa e do conhecimento da vida e obra de personalidades marcantes na história e no desenvolvimento da cidade nos vários campos de atuação.

Além do pronunciamento oficial das autoridades e membro da família do padre Alfredo, a solenidade contou também com uma exposição cultural: os professores do Centro de Artes apresentaram ao público presentes um jogral sobre o tema Gratidão ao Padre Alfredo Barbosa. Na ocasião, o vice-prefeito Flávio de Oliveira, assinou o decreto nº10/2017, que marca o início da atividade do Ano Cultural Padre Alfredo nas escolas e na comunidade. 

“O padre Alfredo chegou aqui em 1951, e permaneceu por 40 anos. Criou o Ginásio Imaculada Conceição, o Grupo Escolar João XXIII, a Cooperativa de Pesca... Mas a maior obra que deixou na cidade foi o ensinamento de viver bem com todos. Foi um exemplo de cidadania, de equilíbrio, seriedade e visão de futuro. Portanto, meu reconhecimento, meu agradecimento pessoal à Seduc pela homenagem prestada, pelo reconhecimento ao homem, pois quando ele prega o bem e faz o bem à sociedade, tem que ser reconhecido todo tempo, para que sirva de estímulo e para que outros venham a acompanhar o exemplo e fazer também”, destacou o vice-prefeito. 

O secretário da Educação Alsony Meireles enalteceu a personalidade e a trajetória do homenageado, sua ligação com a comunidade e sua presença marcante em vários setores da vida da cidade. Revelou, sobretudo, suas expetativas quanto ao trabalho a ser desenvolvido ao longo do ano nas unidades de ensino rede municipal. 

“O Ano Padre Alfredo é, coincidentemente, o ano do seu centenário e a Seduc, as escolas e creches já estão a todo vapor trabalhando a temática de uma forma bastante entusiasmada. Padre Alfredo foi uma personalidade muito marcante na história de Cabedelo, não só na área religiosa, mas também na área educacional, cultural, artística e social, e temos certeza que esse ano será muito produtivo, pois ele não se resume a uma culminância ao final do período; é um trabalho contínuo, vivenciado em cada unidade da rede municipal e constitui um marco na educação de Cabedelo. Este será, enfim, mais um Ano Cultural de destaque na nossa cidade e na educação de Cabedelo”, comentou.

Sobrinho do Padre Alfredo Barbosa, o padre Ernando Teixeira também relembrou a trajetória do padre, suas realizações, sua identificação com a comunidade e as preocupações com as demandas e necessidades que marcavam o cotidiano da comunidade. Também agradeceu, em nome da família, a iniciativa da PMC em homenagear o diácono. 

“O padre Alfredo, para todos nós da família, foi uma referência de alegria, de otimismo, de luta, de trabalho, de dedicação... Nós todos o reverenciamos sempre como alguém assim: uma pessoa de Deus, porque entregou a sua vida para servir aos outros. Quando a gente recebe uma homenagem dessas, naturalmente ficamos agradecidos. A passagem dele por Cabedelo foi longa e produtiva. Cabedelo foi como um desafio para ele, que assumiu isso com uma garra e um pioneirismo nos trabalhos ligados a pastoral, mas não exclusivamente, pois fluiu pela educação, pela cultura, pelo social”, finalizou.

Ano Cultural - O Ano Cultural, promovido pela PMC, e que teve início em 2014 com a homenagem a Altimar Pimentel, tem por objetivo incentivar a pesquisa, o estudo da cultura e da história de Cabedelo e valorizar os autores da terra ou aqueles que ajudaram a desenvolver e divulgar a cultura local. Educacionalmente, ajuda no desenvolvimento da leitura, da comunicação verbal, dos dons artísticos e literários, proporciona a interação na escola, e entre elas, e serve de motivação para alunos quanto à pesquisa e a inventividade, bem como de incentivo ao desenvolvimento de projetos nas unidades de ensino.

Ao final do ano, um livro contendo a história de vida do Padre Alfredo, será lançado, como forma de resgatar e propagar a memória dos homenageados. 

Quem foi o Padre Alfredo? - Padre Alfredo Barbosa dos Santos nasceu em João Pessoa, em 21 de agosto de 1917. Foi ordenado em 1944 e logo assumiu como coadjutor da paróquia de Lourdes, nas Trincheiras. Depois, em 1946, seguiu para Monteiro e, no ano seguinte, foi transferido para Campina Grande, tendo sido o primeiro pároco de São José, do bairro José Pinheiro.

No dia 8 de dezembro de 1951, criada a paróquia de Cabedelo, foi nomeado seu primeiro pároco e, ao mesmo tempo, administrador da antiga paróquia de Livramento. O Padre logo foi tomando conhecimento da realidade religiosa, econômica, social e cultural de seus paroquianos e, aos poucos, conquistando as pessoas, sem preocupação com promoção pessoal ou qualquer conforto de vida, apesar de ser estimado pela classe política e empresarial da cidade e do Estado.

Em consequência da diabetes, sofreu a amputação das pernas, entre 1983 e 1985, mas permaneceu alegre e bastante ativo até o final de sua vida. Faleceu no dia 11 de agosto de 2000 (dia de Santa Clara).

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180