Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Sescab segue recomendação do MS e reforça que atendimentos básicos devem começar nas USFs
27/4/2017 - Secretaria de Saúde

Design Secom


A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) vem adequando o fluxo de atendimento em suas redes de saúde. A medida busca otimizar e agilizar os serviços oferecidos aos cidadãos. A recomendação, que parte do Ministério da Saúde (MS), é a de que os usuários procurem sempre a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima para receber os primeiros encaminhamentos necessários aos demais exames e serviços solicitados.

“As ações de saúde no município priorizam a prevenção, por meio de várias campanhas de vacinação e da sensibilização contra diversas enfermidades importantes. A cidade dispõe de uma rede com 20 Unidades de Saúde da Família (USFs). Em breve, serão entregues mais duas novas unidades. Todas elas estão esquipadas para funcionarem como porta de entrada da maior parte das demandas da população. As USFs estão distribuídas em cada bairro ou comunidade do município, encurtando distâncias entre o atendimento em saúde e o usuário, e estão aptas a oferecer todo o atendimento considerado de baixa complexidade”, explica o secretário de Saúde, Jairo Gama.

De acordo com o que determina o MS, são essas USFs que devem acolher inicialmente cada usuário, ofertando atendimento médico e de enfermagem, odontológico, pré-natal, entre outros procedimentos clínicos. A partir desse atendimento inicial, caso necessário, o usuário será encaminhado (regulado) para outras unidades de saúde do município, onde poderá realizar exames diagnósticos laboratoriais, de raio-x, endoscopia, ultrassonografia, mamografia, além de cirurgias, internações, entre outros.

“A Sescab vem realizando intervenções e melhorias em diversos setores, desde a requalificação de todas as suas Unidades de Saúde e equipamentos, bem como na introdução de modernos protocolos de atendimento e nas constantes capacitações de seus profissionais”, completa Jairo.  

Em Cabedelo, compõem a rede de atendimento hospitalar o Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB), a Policlínica Leonard Mozart e o Hospital Anexo II da Policlínica. Entre eles, apenas o HMMPAB oferece atendimento de urgência e emergência 24 horas, além de realizar partos e cirurgias de médio porte. Apenas os casos realmente urgentes ou devidamente encaminhados pelas USFs devem ser atendidos prontamente nessas três unidades e serviços.

Ainda conforme a Sescab, o município dispõe de uma equipe de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam em nível domiciliar, no seio de cada comunidade. Através deles, o usuário pode receber os primeiros cuidados clínicos, bem como toda a orientação necessária a indicar a forma mais eficiente e rápida de receber atendimento, no caso, se dirigindo à USF mais próxima de sua residência.

“Cada unidade de saúde do município está condicionada a funcionar seguindo os protocolos de atendimento que regulam o SUS. Atender a essas normas significa diminuir filas de atendimento, tempo, distância, além de evitar que o usuário tenha que voltar à sua USF para obter sua consulta, receita de medicamento ou requisição de exame diagnóstico”, finaliza Jairo.
 
Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180