Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Usuários do SCFV Reviver I e alunos da rede municipal participam de eventos sobre a cultura indígena
27/4/2017 - Secretaria Municipal de Assistência Social

Michael Sampaio


Levar aos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) o contato com a cultura indígena, conhecendo seus costumes, produção artesanal e condições de vida na atualidade. Esse foi o objetivo da comemoração promovida pelo programa, nesta quinta-feira (27), no Cabedelo Clube.

O evento reuniu usuários do SCFV e alunos de algumas escolas municipais, que puderam conferir uma exposição de peças artesanais produzidas pelos índios da aldeia Kariri Xocó, de Alagoas. A programação ainda contou com música e danças indígenas, e painel oral sobre a história e as condições de sobrevivência dos descendentes dos povos indígenas na atualidade.

“Nosso trabalho no Serviço tem sido feito a partir de temáticas, e esse mês focamos na cultura indígena, como uma forma de marcar a data comemorativa, no último dia 19, bem como gerar o conhecimento sobre a cultura dos povos que primeiro habitaram o país. Hoje, portanto, é a culminância de um projeto que viemos desenvolvendo ao longo do mês e que envolveu os usuários em várias atividades. Nosso objetivo é sempre integrá-los cada vez mais, e incluí-los num projeto que deve ser vivenciado e compreendido no cotidiano deles. Ademais, é uma oportunidade de promover a visibilidade do Serviço para que mais pessoas o conheçam e o utilizem”, destacou a técnica do SCFV, Lene Meireles.

A temática foi trabalhada a partir de atividades, como rodas de conversa, produção textual, oficinas de pintura corporal e de música, jogos e educação física. Para o músico e instrutor de música do SCFV, Laércio Camargo, o trabalho abordado em suas oficinas teve por objetivo desenvolver a consciência dos alunos e aproximá-los ludicamente do tema exposto. 

“A música desenvolve bastante a consciência dos participantes. E no tocante à musica indígena, fragmentos dela estão inseridos na música brasileira desde a erudita de Villa Lobos até a popular. Sempre que trabalhamos com músicas que têm o elemento indígena, aproveito a letra e o mote para discutir com eles a questão indígena e de como respeitar a cultura deles”. 

O usuário do Serviço de Convivência, Ismael Silva do Nascimento, de 13 anos, morador do Jacaré, revelou seu encantamento em conhecer a cultura indígena. “Estou gostando muito de participar desse evento. Gostei muito do que vi aqui. Antes, também aprendi muito sobre os índios, sobre a cultura, sobre a importância deles na nossa história. Aprendi sobre sofrimento, sobre sua forma de viver na natureza, nas matas e como eles vivem hoje já convivendo com a tecnologia e outras coisas”. 

A aldeia Kariri Xocó levou ao evento uma exposição com arcos, flechas, lanças, colares, brincos e outros produtos típicos da cultura indígena e produzidos pela tribo. 

“Estamos trazendo o artesanato com que trabalhamos na aldeia. São arcos e flechas, lanças, machadinha, maracás, cocares, pulseiras, brincos, redes e todo tipo de artesanato, pois é disso que a gente sobrevive. Queremos agradecer muito às pessoas que organizaram esse momento, pois é uma forma de divulgarmos nossa cultura e nosso trabalho”, destacou um dos membros da aldeia, Uiaçuri. 

Sobre o Reviver I – O SCFV Reviver I está localizado em Camalaú (em frente à Secretaria de Transportes) e atende, hoje, cerca de 165 usuários, entre crianças e adolescentes (na faixa etária de 06 a 18 anos) e idosos. A meta, de acordo com Lene, é ter 200 usuários no serviço.

O Serviço disponibiliza oficinas de violão, percussão, capoeira, pintura, educação física, atividades socioeducativas e Fundamentos Técnicos Gerais para o Mundo do Trabalho (FTG).

“Trabalhamos com crianças carentes, as acolhemos para que possam vivenciar momentos de integração e interação com os demais, inclusive de faixas etárias bem diferentes, para que elas venham a desenvolver projetos juntamente com a unidade e que possamos promover ações para o município. Nosso objetivo é que eles se tornem protagonistas das ações, que participem e, inclusive, tenham oportunidade no mercado de trabalho”, concluiu.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180