Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Seduc inicia atividades do Programa Novo Mais Educação com oficinas e reforço nas escolas municipais
4/5/2017 - Secretaria de Educação

Rennan Oliveira


A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc) realizou, nesta quinta-feira (4), a abertura das atividades do “Programa Novo Mais Educação”. O evento, realizado no Auditório da Secretaria, serviu como apresentação do projeto e formação para mediadores, facilitadores e coordenadores que atuarão no programa ao longo do ano letivo.

No encontro, além da apresentação das inovações nas bases e objetivos do Novo Mais Educação, foram discutidas temáticas relativas ao papel dos educadores e a importância do envolvimento e da parceria com gestores, supervisores e coordenadores.

O Programa Novo Mais Educação é uma estratégia do Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

“Este ano o programa vem com uma nova roupagem, e vai atender 21 de nossas unidades de ensino. As escolas recebem recursos em dinheiro para pagamento dos educadores sociais, que são os profissionais que trabalham diretamente com o aluno. O projeto ainda traz recursos para investimento nas atividades e, também, na merenda escolar, em virtude do maior tempo de permanência dos alunos na escola”, explicou o secretario da educação, Alsony Meireles.

Em Cabedelo, o programa atenderá cerca de 4 mil alunos, com a realização de oficinas de dança, capoeira, judô, iniciação à música e, sobretudo, reforço nas áreas de português e matemática.

Carga horária - O Novo Mais Educação tem por meta a ampliação da carga horária, a partir do acréscimo de mais 15 horas de atividades semanais, em horário oposto ao das aulas (contraturno). A participação no programa se dá a partir da incidência de alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem e escolas com baixos índices educacionais.

“A importância do programa é promover a permanência do aluno na escola nos dois turnos, ou seja, ele não estará na rua e não ficara vulnerável a determinadas situações e riscos. A escola acolhe o aluno, ele assiste as aulas em seu horário regular e, no contraturno, estará envolvido em atividades complementares. O mote é deixar o aluno o dia inteiro na escola. Ele tenta desenvolver habilidades e competências ligados à musica, à arte, ao esporte, além de ser enfático no reforço em português e matemática”, comentou o coordenador do programa em cabedelo, Edson Veloso.

Em 2017, o Novo Mais Educação será implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Festival de Crochê
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180