Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo é a primeira cidade do Norte/Nordeste a receber projeto de educação no trânsito do Instituto Renault
4/5/2017 - Secretaria de Mobilidade Urbana

Michael Sampaio


Educar as crianças fazendo com elas sejam multiplicadoras e agentes para um trânsito de paz. Esse é o objetivo maior do projeto “O Trânsito e Eu”, coordenado pelo Instituto Renault e que elegeu Cabedelo para ser a primeira cidade no Norte/Nordeste a implantar a iniciativa. 

O Termo de Intenções foi assinado nesta quinta-feira (4) pelo prefeito Leto Viana e pelo representante da Renault, José Carneiro, e marcou o início das atividades do Maio Amarelo na cidade portuária. Na ocasião, ainda foi realizada a 1ª capacitação do projeto, voltada aos professores do 3º ano da rede municipal e aos agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). 

O projeto “O Trânsito e Eu” é um programa mundial de conscientização para o trânsito, realizado pelo Instituto Renault, em parceria com instituições públicas que, em 16 anos, já alcançou 35 países e beneficiou cerca de 13 milhões de crianças. Cabedelo é o primeiro município do Norte/Nordeste a acolher o projeto, já implantado em apenas sete outros municípios do Sul e Sudeste do país.

A iniciativa deve beneficiar cerca de 1.500 alunos, de 7 a 12 anos, da rede municipal de ensino. A primeira etapa do projeto consiste em inserir no currículo escolar matérias sobre leis e educação no trânsito, através de kits ilustrados, produzidos pelo Instituto Renault. 

“Estamos muito felizes por poder realizar essa parceria com uma conceituada empresa privada, que é o Instituto Renault, visando educar nossas crianças com relação à segurança no trânsito. Sabendo que os conceitos aqui aprendidos, através delas, também chegarão às suas casas. Além disso, exalto nosso compromisso em realizar os investimentos sugeridos pelos grupos de estudo, de forma a garantir os resultados que todos nós almejamos em benefício da mobilidade urbana e segurança no trânsito em nosso município”, destacou o prefeito Leto Viana.

O programa terá início nas salas de aula da rede municipal de ensino, onde estão sendo utilizados kits educativos. De fácil compreensão, eles são elaborados por educadores especializados e empregam diferentes ferramentas pedagógicas adaptadas à realidade brasileira.

Em seguida, na etapa prática, uma minicidade será construída pela Prefeitura Municipal de Cabedelo em terreno ainda a ser escolhido. O espaço será composto por ruas, semáforos, placas de sinalização, faixas de pedestre e ciclovias, onde as crianças vivenciarão situações de mobilidade coletiva e individual, a bordo de minicarros, bicicletas ou a pé, aprendendo a conviver e a respeitar as leis e aspectos da segurança no trânsito.

“Como empresário e paraibano, fico muito feliz em trazer ao nosso Estado, através de Cabedelo, um projeto como esse. Vamos fazer daqui a primeira cidade do Norte/Nordeste a receber essa iniciativa, que é muito importante para que possamos proteger vidas no futuro. Nenhum agente público será poderoso o suficiente para fazer o bem-estar se não tiver integrado, integralmente, com a comunidade produtiva. É assim que funciona em qualquer lugar desenvolvido do mundo. Esse projeto trará grandes frutos para Cabedelo, sendo o pontapé inicial para muitas outras ações que só vão trazer o bem à sociedade”, destaca o representante do Instituto Renault, José Carneiro. 

Capacitação -  A 1ª capacitação para a implantação efetiva do projeto foi ministrada pela professora doutora da PUC do Paraná, Fabiane Lopes. Voltada aos professores da 3ª Série do Ensino Fundamental e aos agentes da Semob, o treinamento explorou conceitos de abordagem pedagógica direcionada às crianças.  

Aos professores, na sequência, caberá o ensino da parte teórica do projeto, ficando a parte prática a cargo e sob a orientação dos agentes da Semob, já na minicidade. 

“A capacitação foi bastante proveitosa, uma vez que atualizou e introduziu modernos conceitos de abordagem pedagógica direcionada às crianças. Trata-se de educar dentro de um ambiente lúdico e prazeroso, onde a criança simula situações reais de convivência no trânsito”, enfatizou o secretário-adjunto da Semob, Thiago Dias. 
 
Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Reforma e Ampliação da Escola Miranda Burity
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180