Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Praça Venâncio Neiva recebe projeto Saúde na Praça, com informações e atividades do CAPS AD
11/5/2017 - Secretaria de Saúde

Rennan Oliveira


A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), por meio da Coordenação de Saúde Mental, realizou, nesta quinta-feira (11), na Praça Venâncio Neiva, um evento sociocultural visando divulgar para a população as principais ações do serviço. O projeto, denominado “Saúde na Praça”, é coordenado pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD), e conta com a participação ativa dos usuários dos serviços. 

Durante o evento, os usuários do Caps AD tiveram a oportunidade de mostrar o resultado de alguns programas terapêuticos, como o Roda de Samba, além de exporem produtos de artesanato da Oficina de Geração de Renda, a exemplo de velas decorativas, sabão em barras e garrafas decorativas.

“Esse projeto propõe momentos como esse, que visam proporcionar aos usuários o exercício de autonomia, facilitando sua socialização, ao mesmo tempo em que traz para a praça pública, onde frequentam pessoas vivendo a problemática das drogas, informações sobre os serviços disponibilizados pela Saúde do município”, explica a diretora do Caps AD, Kalina Figueiredo Pinto Braga.

O Caps AD funciona em Cabedelo desde 2011, e já prestou atendimento a aproximadamente 400 usuários. Atualmente, acolhe 70 pessoas ativas. O Centro faz parte da política de Serviço de Saúde Mental, que cuida de pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, permitindo um planejamento terapêutico individual a partir de cada situação vivenciada pelo usuário. O seu principal objetivo é evitar as internações decorrentes desse uso abusivo e integrar o usuário à família e à comunidade.

“Temos nos esforçado em divulgar as ações tanto do Caps II, que trata transtornos mentais, como do Caps AD, que atende usuários de álcool e outras drogas, já que muitas pessoas desconhecem a existência desses serviços. Por outro lado, em Cabedelo, como em todo o país, diante das dificuldades econômicas atuais, temos enfrentado o desafio de ampliar nossa rede de atendimento nessa área. A cidade, por ser portuária, um destino turístico e de veraneio, está exposta a presença das drogas. Mas nós não temos medido esforços para oferecer toda a atenção necessária a esses usuários. Nesse sentido, nossa meta é, em breve, estabelecer o atendimento 24 horas por dia”, comentou o coordenador de Saúde Mental da Sescab, Stephano Souza Reis.

Os serviços do Caps AD são destinados a adolescentes e adultos residentes em Cabedelo que consomem prejudicialmente álcool e/ou outras drogas e que estão dispostos ou não a interromper esse uso. O Caps AD funciona a partir da lógica de Redução de Danos (RD), que se caracteriza em uma ampla perspectiva de práticas voltadas para minimizar as consequências para a saúde do usuário dessas substâncias.

“Estou há seis anos sendo atendido pelo serviço do Caps AD decorrente do consumo de álcool. Sou respeitado pelas pessoas e técnicas de lá, temos sempre alguma atividade para nos ocupar e, graças a Deus, estou longe do vício”, comemora Carlos Ferraz, componente do Grupo Roda de Samba.

Atualmente, as atividades desenvolvidas no Caps AD são: oficinas de redução de danos; de Saúde; artesanato / geração de renda; e de circulação. Também são realizadas atividades esportivas, grupos reflexivos, de família e de música, festas comemorativas, assembleias, bem como atendimento médico, psiquiátrico, psicológico e multiprofissional.

O Centro conta com uma equipe multiprofissional composta por assistente social, artesão, auxiliar de enfermagem, clínico geral, educador físico, enfermeiros, farmacêutico, músico, nutricionista, psicólogo, psiquiatra, terapeuta ocupacional, técnicos de enfermagem, direção e pessoal de apoio.

O Caps AD está localizado à Rua Solon de Lucena, nº 160, Centro, em Cabedelo, e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo (83) 3228.1044. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Festival de Crochê
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180