Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Designer Neddy Ghusman ministra curso de crochê para 60 artesãs de Cabedelo
22/5/2017 - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Michael Sampaio



A Secretaria de Políticas para as Mulheres de Cabedelo (SEPM) deu início, nesta segunda-feira (22), à IV edição do Workshop de Crochê. O curso, uma parceria da Secretaria com as Linhas Círculo, tem por objetivo aprimorar a qualidade das peças produzidas pelas artesãs locais, promover o conhecimento sobre o processo produtivo e aproveitamento máximo da matéria prima, bem como introduzir novas técnicas ao repertório das artistas.

O curso faz parte das atividades do projeto Ondinas de Cabedelo, e é a quarta vez que traz à cidade portuária o designer Neddy Ghusman. Cerca de 60 artesãs participam da oficina, que acontece no Auditório da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais) até amanhã (23), nos dois turnos, das 9h às 12h, e das 14h às 17h horas, totalizando 6 horas de aula.

Um dos objetivos principais do workshop é promover a capacitação das artesãs, e através dela, cumprir um dos eixos de atuação da SEPM, que é a promoção da autonomia financeira das mulheres. Por outro lado, a ação que envolve a valorização do trabalho das artesãs cabedelenses contribui, cada vez mais, para a projeção do nome da cidade como polo de produção artesanal.

“Cabedelo é o único local onde esse curso é oferecido em um Auditório; normalmente eles são feitos nas lojas que vendem as linhas Círculo. Depois desses cursos, juntamente com o projeto das Ondinas, foi identificado que somos m polo grande do artesanato da tipologia crochê. Conseguimos identificar essa particularidade e percebemos que a cada edição do curso aumenta mais o número de pessoas que querem participar e, assim, ficamos conhecendo mais talentos”, declarou a secretária da SEPM, Mônica Pimentel.

O curso, de acordo com o professor Neddy Ghusman, é baseado na confecção de peças a partir de modelos pré-selecionados. Além disso, ele também oferece dicas sobre o aproveitamento do material, técnicas de venda e cálculo de preços e valorização das peças.

“Tenho uma história de outras datas com a Paraíba e sempre a expectativa é muito boa quanto ao resultado. O crochê é hoje um dos itens muito valorizados na moda e na decoração, e temos o propósito de trabalhar essa ideia junto às artesãs. Nossa intenção é fazer com que elas saiam daqui seguras de si, de que têm o talento, que têm um bom produto e de que podem sustentar suas famílias com seu próprio artesanato”, comentou o professor.

Para a artesã Vanja Barbosa, integrante do Ondinas Cabedelo, participar do workshop representa a continuidade de um processo gratificante.

 “Sou Ondinas desde o começo e acho que os projetos que reúnem as artesãs em Cabedelo têm sido maravilhosos. Os outros foram muito bons e espero que este seja melhor ainda: essa é nossa expectativa. A equipe é boa e é muito gratificante estar aqui, em todos os sentidos. No prazer de estar aprendendo, trabalhando e pela oportunidade de participar dos eventos que têm acontecido”, comentou.

Encerramento – Na sequência do workshop, a SEPM realiza, na próxima sexta-feira (25), na Fortaleza de Santa Catarina, às 16h, o encerramento dos cursos de crochê na Paraíba. O evento é destinado a expor peças de crochê inéditas e, sobretudo, promover a confraternização entre as crocheteiras da região.

A expectativa, de acordo com Mônica Pimentel, é contar com uma média de 250 artesãs que, durante o evento, se ocuparão de trabalhar, em conjunto, na confecção de uma peça única, especifica para a ocasião. 
Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180