Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Semob reúne alunos da rede municipal e promove pitstop para encerrar campanha do Maio Amarelo
26/5/2017 - Secretaria de Mobilidade Urbana

Michael Sampaio


Um pitstop com crianças para alertar motoristas, motociclistas e pedestres sobre segurança no trânsito encerrou as atividades do Maio Amarelo em Cabedelo. Promovido pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabedelo (Semob), a atividade aconteceu na Praça Getúlio Vargas, no Centro, e reuniu agentes de trânsito, alunos e professores de escolas municipais e membros da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde (Sescab). 

Durante todo o mês de maio, as ações da Semob foram direcionadas para o Maio Amarelo, movimento nacional que visa promover a educação no trânsito e que, este ano, teve como slogan “Seja a mudança que você quer no Trânsito”.

“O maio amarelo é um movimento muito importante, que tem como proposta principal chamar a atenção da população para os altos índices de morte e acidentes de trânsito que acontecem em todo o mundo. Estamos hoje trazendo as crianças, que são o futuro da nossa cidade. Por meio delas, estamos fazendo a conscientização para, futuramente, termos um trânsito mais seguro e organizado, já que o que elas aprendem levam para os pais e os conscientizam”, explicou o secretario adjunto da Semob, Thiago Dias.

Ao longo do mês, foram realizadas panfletagens e pit stops em vários bairros da cidade, palestras nas escolas, atividades em parceria com a Secretaria de Educação, Saúde e Detran. Na última terça-feira (23), uma sessão especial na Câmara Municipal lembrou a importância da campanha. 

“O balanço que fazemos do maio amarelo é muito positivo. Tivemos muita gente engajada, muita gente conscientizada. Mas esse é um trabalho que, na realidade, se estende por todo ano. De janeiro a janeiro, estamos trazendo esse clamor, essa informação, para que possamos conscientizar permanentemente”, completou Dias. 

O Maio Amarelo se caracteriza pela ação coordenada entre os poderes públicos e sociedade civil e busca, entre outras coisas, colocar em pauta o tema segurança viária, conscientizar sobre o papel e a responsabilidade de cada ator com respeito às leis e os procedimentos de segurança e mobilizar toda a população, envolvendo os mais diversos segmentos da sociedade.
 
“Temos não só que clamar por essa atenção aos altos índices de morte, mas chamar a atenção do poder público, das empresas, entidades, associações e, principalmente, da sociedade civil sobre essa união, pois a Semob sozinha não pode fazer a diferença e, sim, toda essa integração entre os órgãos, todas a entidades para que tenhamos um trânsito mais organizado e conscientizado”, destacou Thiago Dias.    

“Acho que uma campanha assim vem fortalecer o sentido de que é preciso conscientizar para se ter paz no trânsito. O respeito é muito importante. É preciso que se tenha atenção na maneira de dirigir, no cuidado com os pedestres, pois hoje em dia, quando se dirige. tem que pensar nos outros, afinal, é outra vida que está ali. É preciso ter consciência do que se faz e muitos não têm, infelizmente”, comentou Maria Hermínia, moradora do Renascer.

Futuro - Fernanda Silva, de 10 anos, aluna da Escola Silvana Oliveira Pontes, falou sobre a importância do que aprendeu com a ação da Semob.

“Acho que a campanha é muito importante, porque vemos que em Cabedelo tem muita gente que não sabe o que é segurança no trânsito. No uso do capacete, no cinto de segurança e nas bebidas alcoólicas. Importante todos aprenderem, pois é pela vida da gente”, destacou.

Já José Carlos Viana Silva, aluno do 5° ano da mesma escola, destacou que todos precisam saber e por em prática as recomendações de segurança e respeito passadas pela Semob. 

"Acho que é uma campanha legal, porque ajuda os motoristas a respeitarem mais as leis de trânsito. Muitos desconhecem e têm que saber. Eu aprendi a ter mais atenção no trânsito, como pedestre que sou”, concluiu. 

Secom Cabedelo      
             



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180