Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Professores participam de capacitação sobre contribuição cultural do Padre Alfredo Barbosa, homenageado no Ano Cultural
30/5/2017 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio


A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc) promoveu, nesta segunda-feira (29), mais uma capacitação para 20 professores e supervisores dedicados à arte-educação no município. A atividade faz parte do Programa Continuado de Capacitações, desenvolvido pela Seduc, e contempla toda a equipe de educadores nas diversas áreas de conhecimento. A ação também integra o calendário de atividades do Ano Cultural 2017, que homenageia o Padre Alfredo Barbosa. 

“Esse é mais um momento especial, a partir do encontro e troca de experiências entre todos os nossos educadores, ainda mais quando reúne arte-educadores tão indispensáveis à boa formação das nossas crianças. Dessa forma, vamos consolidando nosso programa de capacitações, trazendo inovações e atualizações necessárias ao bom desempenho, bem como valorização dos nossos professores”, destacou o secretário da pasta da Educação, Alsony Meireles. 

Sob a coordenação de Marileide Lourenço, gestora de Arte e Cultura Escolar da Seduc, o encontro abordou vários temas ligados à educação artística, com foco especial na biografia do Padre Alfredo Barbosa, homenageado do Ano Cultural 2017 em Cabedelo.

“Essa capacitação visa dar visibilidade e instrumentar nossos educadores, enquanto multiplicadores, a respeito das importantes contribuições do Pe. Alfredo Barbosa para as artes no município de Cabedelo. Mais conhecido pela formação religiosa, o nosso homenageado no Ano Cultural 2017 também teve participação ativa na Educação e Cultura dos cabedelenses. Por exemplo, a Casa Paroquial sob sua orientação era frequentemente usada para ensaios musicais, de coco-de-roda, da Nau Catarineta. Havia, inclusive, uma biblioteca à disposição de todos. Não era apenas uma Casa Paroquial, mas uma casa do povo e de sua cultura”, detalhou Marileide. 

Todos esses aspectos da vida do pároco foram muito bem ilustrados na capacitação, através dos depoimentos do Pe. Ernando Teixeira, sobrinho de Alfredo Barbosa, “o que só reforça a certeza de ter sido o homenageado um homem a serviço da formação do seu povo, além de ter se esforçado para elevar a cultura cabedelense para além dos limites da cidade portuária”, completa a gestora.

“Achei muito interessante o conteúdo da capacitação, permitindo que eu, como outros colegas, pudéssemos conhecer, de fato, importantes aspectos da figura do Pe. Alfredo Barbosa. Eram detalhes do seu trabalho que boa parte da população desconhece e que, agora, poderão ser mais bem reelaborados e trabalhados em nossas aulas”, disse a professora de dança Rita Spinele.

Ano Cultural - O Ano Cultural, promovido pela PMC, teve início em 2014 e  tem por objetivo incentivar a pesquisa, o estudo da cultura e da história de Cabedelo e valorizar os autores da terra ou aqueles que ajudaram a desenvolver e divulgar a cultura local. Educacionalmente, ajuda no desenvolvimento da leitura, da comunicação verbal, dos dons artísticos e literários, proporciona a interação na escola, e entre elas, e serve de motivação para alunos quanto à pesquisa e a inventividade, bem como de incentivo ao desenvolvimento de projetos nas unidades de ensino.

Ao final do ano, um livro contendo a história de vida do Padre Alfredo, será lançado, como forma de resgatar e propagar a memória dos homenageados. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180