Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Alunos de cinco escolas municipais recebem treinamento para participar de torneio internacional de Robótica
30/5/2017 - Secretaria de Educação

Renan Oliveira


A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc), por meio da Coordenação de Ensino Fundamental II e em parceria com a empresa Educmake, realizou, nesta terça-feira (30), a etapa final da formação técnica pedagógica em Robótica Educacional para alunos e professores de cinco escolas da rede municipal de ensino. As unidades participam do projeto “Construindo Pontes para o Amanhã”, que tem por objetivo introduzir e capacitar o alunado na área da robótica.

O encontro teve como finalidade capacitar os alunos que representarão a cidade no Torneio Internacional de Robôs, que acontece nos próximos dias 2 e 3, em João Pessoa. No encontro, além dos ajustes e programação dos robôs, foram testados os níveis das equipes, revistas as estratégias individuais e realizadas simulações do torneio, com orientações sobre as regras e a dinâmica da competição.

“Vivemos em um tempo em que a mídia enfoca bastante a inovação, a revolução no trabalho com os robôs, inclusive com a utilização deles para tarefas diárias. Então, é importante incentivar essa prática no ensino regular, sobretudo quando se vê que os alunos trabalham essa temática de forma lúdica, num processo de aprendizagem prazerosa. Em anos anteriores, já vínhamos trabalhando com robótica, mas este ano está sendo mais amplo", comentou a coordenadora de Ensino Fundamental II, Selma Gomes.

Processo – A introdução da robótica nas escolas se dá pela aproximação do conteúdo das disciplinas do currículo regular, e objetiva desenvolver as competências e habilidades na solução de problemas, como explica o gerente de projetos da Educmake, Thalles Araújo. 

“A robótica educacional engloba várias outras disciplinas, e faz uma ponte com a Matemática, Física e Língua Portuguesa. Ela visa trazer o aluno e despertar competências e habilidades. Em cada aula de robótica existe uma situação problema, e os alunos têm que encontrar uma solução utilizando o kit tecnológico de robótica”, explicou.

“Enquanto projeto para os alunos, a robótica tem uma importância fundamental na relação deles com os estudos. Eles se empolgam com as atividades do robô e ficam na expectativa de construir e como vai ser o desempenho no torneio. Sentimos alguma dificuldade, pois nossa escola não havia ainda sido contemplada com a robótica e, de certa forma, estamos chegando com certo atraso, mas os alunos estão empolgados para participar e isso dá um ânimo novo a eles, até para a melhoria dos estudos em sala de aula”, completou a professora de Matemática da Escola Pedro Américo, do bairro de Jacaré, Andressa Morgana Alves.

Para o aluno do 8º ano da Escola Pedro Américo, Paulo Ricardo dos Santos Batista, de 14 anos, toda a experiência com o aprendizado e montagem básica dos robôs tem a finalidade de ampliar os conhecimentos. 

“A robótica é uma forma de incentivar os alunos a se empenhar mais nos estudos em geral e, sobretudo, no estudo da informática e da robótica. O estudo contribui para a expansão da mente, no sentido de compreender a robótica e a ciência como um todo. Quanto à competição da qual vamos participar, minha expectativa é competir bem, mas utilizá-la como experiência e, assim, aumentar meus conhecimentos sobre a robótica”, comentou.

Torneio – O Torneio Internacional de Robótica (TIR) é um evento gratuito de abrangência internacional, que tem por objetivo a difusão da robótica no ambiente escolar da educação básica ao ensino superior. O evento acontece nos próximos dias 2 e 3 de junho, no Centro de Convenções Cidade Viva, em João Pessoa, e reunirá cerca de 240 equipes, 50 da Paraíba, e em torno de mil alunos.

Cabedelo participará com 5 equipes das escolas: Professora Elizabeth Ferreira da Silva, Rosa Figueiredo, Pedro Américo, Adolfo Maia e Maria Pessoa. São duas equipes por escola, totalizado 40 alunos. Os alunos competirão na categoria sumô de robôs.

Secom Cabedelo
Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180