Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Profissionais da Atenção Básica recebem capacitação em acolhimento e classificação de riscos
2/6/2017 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio


A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), por meio da Direção de Atenção Básica, iniciou, nesta quinta-feira (1), um processo de qualificação destinado a todos os profissionais da Atenção Básica. O treinamento aborda formas de acolhimento e classificação de riscos de usuários nos serviços básicos de saúde. A primeira etapa, realizada no auditório da Secretaria de Educação, envolveu enfermeiros e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

“Com essa qualificação pretendemos prestar uma assistência maior e de mais qualidade ao usuário, desde o primeiro momento em que ele chega à Unidade de Saúde da Família (USF). Vão ser capacitados todos os profissionais que trabalham nas equipes de saúde da família, para desenvolver uma forma mais humanizada de atender ao paciente/usuário. Vamos envolver os profissionais da Guarda Municipal, recepcionistas, auxiliares de serviço, médicos, enfermeiros e dentistas, profissionais do Nasf e, também, os Agentes Comunitários De Saúde”, revelou a gerente de atenção básica, Suênia Chacon.

Suênia explicou, ainda, que, primeiramente, a qualificação será feita por categoria profissional e, num segundo momento, terá continuidade nas USFs com treinamento in loco com todos de uma mesma equipe. 

O objetivo é, segundo ela, padronizar a forma de atendimento nas unidades de saúde, baseado nas práticas de acolhimento e nos critérios da classificação de risco que determina a prioridade de pacientes na recepção. 

A qualificação prossegue hoje (2), desta vez com técnicos de enfermagem e recepcionistas. Para a próxima semana, estão previstas qualificação para médicos e dentistas. Paralelamente, a iniciativa está sendo desenvolvida com agentes comunitários, numa forma de introduzir um novo olhar para a visita domiciliar. 

“Eles estão sendo capacitados para como se comportar e como classificar o risco nas comunidades. Ele vão olhar de forma mais dinâmica durante a visita domiciliar e vão poder determinar qual família exige maiores cuidados e um maior número de visitas; vão saber quando e como encaminhar um paciente para a unidade de saúde e quando levar um profissional para visitar aqueles moradores”, destacou Suênia. 

A qualificação está sendo ministrada por profissionais do apoio técnico da Atenção Básica e por profissional medico do Programa Mais Médicos para o Brasil, especialista na questão da classificação de risco na Atenção Básica.

Atenção Básica – A rede de Atenção Básica da Saúde de Cabedelo é composta de 20 USFs, que cobrem a cidade de Salinas a Ponta de Mato. De acordo com Suênia Chacon, em breve, mais duas unidades serão abertas, uma em Portal do Poço e outra no Jardim Atlântico. Cada USF deve prestar assistência a até 3 mil pessoas. 

“Com a população que Cabedelo tem hoje, algumas vezes, verifica-se sobrecarga em alguns serviços, e a qualificação tem, também, por objetivo, organizar o atendimento para chegar a todos os usuários com qualidade. A importância principal é capacitar e qualificar os profissionais para que eles tenham um olhar mais humanizado com a comunidade e com o usuário que está ali no cotidiano, doente, em busca de um serviço e, muitas vezes, não se sente bem informado, não sabe onde vai ser atendido, para onde vai ser encaminhado e não pode receber um ‘não’. Ele quer ter uma solução para o seu problema de saúde e, muitas vezes, é barrado logo na recepção que, por desinformação, às vezes dispensa um paciente que não deveria deixar de ser atendido, por conta da quantidade de fichas do atendimento do dia. A qualificação é para fazer com que, quem precisa, tenha preferência, não deixe de ser atendido”, concluiu.

Secom Cabedelo
 



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180