Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cidadão Mutirão da Limpeza terá início na terça-feira nos bairros do Centro e Camalaú
2/6/2017 - Secretaria de Infraestrutura

Design Secom


Intensificar a limpeza de vias públicas e promover a interação entre população e poder público através de atos de cidadania. Esses são os objetivos do projeto Mutirão Cidadão da Limpeza, que será iniciado na próxima terça-feira (6), nos bairros do Centro e Camalaú. 

Ao todo, seis Secretarias integram o Mutirão, que também terá a participação de estudantes da rede municipal de ensino. Cerca de 50 alunos, de cinco escolas dos bairros contemplados, colocarão em prática ações de cidadania que aprenderam durante oficinas realizadas em sala de aula, no mês de maio. 

“O Mutirão Cidadão da Limpeza vai proporcionar uma realidade nova às comunidades dos 23 bairros da cidade, tendo a própria população como coautora dessa iniciativa. O intuito é que cada morador se mobilize e apresente suas demandas básicas e imediatas no âmbito de limpeza urbana, saúde, educação e questões ambientais para, que juntos, busquemos alternativas práticas a serem realizadas”, destaca a secretária Érika Gusmão. 

O projeto será acompanhado pelas Secretarias de Saúde (Sescab), Meio Ambiente (Semapa), Mobilidade Urbana (Semob), Defesa Civil, Ação e Inclusão Social (Semais) e Educação (Seduc). Integradas, elas vão promover e participar de ações que levem o cidadão à conscientização para novos hábitos no que diz respeito à preservação, zelo, responsabilidade e atitudes com a conservação patrimonial e ambiental do lugar onde se vive. 

“Ao discutirmos e conhecermos as peculiaridades de cada bairro, vamos iniciar a revitalização do local com trabalhos em limpeza urbana, iluminação, ações educativas e de conscientização em saúde, questões sociais e necessidades que possam aparecer”, explica o coordenador do Projeto Cristiano Porfírio. 

Integração – Cada Secretaria participante atuará de forma ostensiva e educativa dentro do Projeto Mutirão Cidadão da Limpeza. 

A Sescab vai disponibilizar, no dia do Mutirão, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites, aferição de pressão, exames de glicemia, avaliação nutricional e orientações sobre saúde da mulher e tabagismo. Equipes de Agentes de Saúde realizarão panfletagens e visitas às residências para oferecer orientações e dicas sobre o combate aos focos do Mosquito Aedes Aegypti e às doenças causados por roedores. Além disso, um consultório móvel também estará no local, oferecendo diversos serviços em saúde para a população. 

À Semapa, caberá oferecer esclarecimentos sobre a coleta seletiva e sobre podas de árvores. Já a Defesa Civil vai distribuir cartilhas com orientações sobre sua atuação. Além disso, também vai coordenar um grupo de 12 alunos da rede municipal, que serão agentes mirins e vão ajudar nas explicações sobre a atuação do órgão em Cabedelo. 

A Semais vai atuar com serviços sociais, a exemplo de orientações sobre o Bolsa Família e programas como Cras, Creas, SCFV e Conselho Tutelar. A Seduc, por sua vez, levará ao local do Mutirão 50 alunos da rede municipal, do 6º ao 9º ano, que atuarão de forma integrada com as equipes, orientando os moradores sobre temas ligados ao projeto. 

Por fim, a Semob vai atuar na logística do trânsito no local, garantido a seguranças para pedestres e motoristas. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180