Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
MUTIRÃO CIDADÃO DA LIMPEZA: Alunos da rede municipal participam de ação cidadã em comunidade ribeirinha
5/6/2017 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



Alunos do 9º ano da Escola Municipal Paulino Siqueira participaram, nesta segunda-feira (5), de uma atividade dirigida na comunidade ribeirinha, no Bairro de Camalaú. A ação faz parte da fase inicial do projeto Cidadão Mutirão da Limpeza, cujo lançamento oficial acontece amanhã (6), a partir das 7h30, em frente à Igreja São Sebastião. 

Além de promover o contato dos alunos com a comunidade, a aula de campo serviu como uma forma de verificação das condições ambientais e de manejo do lixo no local. O objetivo é fazer com que a conscientização parta dos alunos, e que eles possam atuar como multiplicadores dos conteúdos e lições recebidas.

“A comunidade próxima ao antigo moinho tem uma problemática com o lixo, então nós, da Secretaria de Educação, junto com a escola Paulino, viemos aqui promover o início de um processo de conscientização. Primeiramente, estamos mostrando aos alunos onde está a problemática, em parceria com o pessoal da Infraestrutura e do Meio Ambiente. Também para ver o que pode ser feito com esse lixo, como podemos conscientizar e de que forma. A meta é construir um resultado a partir do olhar deles dentro da comunidade e, também, definir aquilo que podemos fazer junto com eles”, explicou a técnica do Setor de Projetos Educacionais da Secretaria da Educação (Seduc), Andrea Sousa.

No mês de maio, alunos da rede municipal participaram de oficinas sobre o Meio Ambiente, a coleta de lixo e outros temas relacionados à cidadania, saúde e qualidade de vida da população. 

“As duas formações das quais participamos foram muito boas e proveitosas. Aprendemos muitas coisas que podem servir de exemplo para outras pessoas. Cabedelo é uma cidade turística e aprendemos que temos de conhecer e preservar nossos pontos turísticos. E isso começa pela consciência em torno do que fazemos com lixo. Essa não é uma iniciativa isolada de uma pessoa, ela tem que partir de todos, pois com todo mundo ajudando, com certeza vai melhorar”, comentou o aluno do 9º/B da Escola Paulino Siqueira, Vitor Gabriel.

O líder comunitário Claudio dos Santos acompanhou a atividade dos alunos, elogiou a iniciativa e destacou a importância da conscientização para o trabalho correto no manejo do lixo.

“Esse projeto é muito bom, e é uma iniciativa que já deveria ter sido feita há muito tempo e de forma permanente. É muito importante quando a gente encontra pessoas que querem realmente fazer as coisas acontecerem, e essa gestão está se envolvendo, se aproximando da comunidade, percebendo suas carências e mostrando um trabalho. Além da limpeza, é necessário investir no trabalho da conscientização, e ela tem que começar pelas escolas. O filho aprende na escola e acaba ensinando o pai sobre as formas certas de cuidar do lixo”, comentou.

Cidadão da limpeza – O projeto Cidadão da Limpeza é uma iniciativa da Secretaria de Infraestrutura e reúne as Secretarias de Saúde (Sescab), Meio Ambiente (Semapa), Mobilidade Urbana (Semob), Defesa Civil, Ação e Inclusão Social (Semais) e Educação (Seduc), num esforço conjunto para promover um mutirão de limpeza na cidade. Ele tem como objetivo intensificar a limpeza de vias públicas e serviços urbanos em diversos bairros e setores específicos, buscando uma melhor qualidade de vida para a população do município.

O coordenador do projeto, Cristiano Porfirio, falou sobre a ação da atividade desta segunda e revelou as expectativas para o lançamento do projeto.  

“A ação de hoje dá continuidade ao trabalho de oficinas que foi iniciado pela Seduc, em parceria com as demais Secretarias envolvidas no projeto. Como pudemos ver, já com a participação entusiasmada dos alunos. A expectativa para amanhã é que todo o projeto seja conduzido da forma que foi idealizado, com a limpeza de todas as ruas do bairro, a iluminação, pintura, reparos de calçamento, dentre outros serviços que vão ser feitos com a comunidade através de outras secretarias, como a Ação Social e a Saúde”, destacou.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180