Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Semapa promove atividades da Semana do Meio Ambiente com alunos da rede municipal
9/6/2017 - Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura

Renan Oliveira


O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado no último dia 5, porém, em Cabedelo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa), deu início, ontem (8), a uma série de atividades relativas à data, que serão realizadas até o próximo dia 14. 

O lançamento ocorreu na praça Getúlio Vargas com a realização de uma Mostra de serviços e atividades com diversos stands relacionados à Semapa e outros órgãos parceiros que também atuam na defesa do Meio Ambiente. No local,  foram disponibilizadas coleta seletiva, exposições de artesanatos feito com materiais recicláveis e orientações sobre fiscalização ambiental com disk denúncia e licenciamento ambiental.

Na ocasião, também foram distribuídas mudas de Ipês amarelos (Tabebuia chysotricha) e rosas (Tabebuia impetiginosa), Ipês de jardins (Tecoma stans) Cajueiros (Anacardium occidentale), Caraibeiras (Tabebuia caraíba), Jacarandás (Jacaranda mimosifolia) e Mangueiras (Mangifera indica ).

"Meio ambiente se trabalha todos os dias, mas nós que trabalhamos nessa área temos essa semana como a de maior representatividade. Já viemos fazendo esse trabalho de conscientização, principalmente com os alunos das escolas municipais, que são os disseminadores dessas novas práticas. Eles levam para casa, para os amigos e para a sociedade, de uma forma geral, orientações importantes para a defesa do meio ambiente. Aqui na Mostra, nossa equipe mostrou à população o trabalho desenvolvido pela Secretaria, e também falou sobre atividades importantes, como a despoluição nos rios e mares, o tratamento de produtos recicláveis, coleta seletiva e o plantio de mudas de árvores nas casas e calçadas, o que proporciona o aumento da área verde do nosso município. Espero que consigamos trabalhar esses aspectos que estão diretamente relacionados com o que fazemos no dia a dia e que são contínuas’, afirmou o secretário Walber Farias. 

Atividades e participações - Centenas de alunos, de seis escolas municipais, além de muitos populares, visitaram os stands expostos. Neles, a equipe da Semapa se revezou em Roda de conversas sobre as atividades desenvolvidas no município. Além disso, houve espaço para jogos com materiais recicláveis e uma tenda montada pelos estagiários do curso técnico integrado de Meio Ambiente do IFPB - Campus Cabedelo de troca sustentável que, além de ensinar a importância da coleta seletiva, dava brindes em troca de materiais recicláveis.

A Mostra também exibiu uma tenda da Cooperativa de Técnicos em Pesca da Paraíba (Cotepe- PB), divulgando o trabalho e a importância da pesca artesanal em Cabedelo. O evento contou com a presença do projeto Viamar, através da Ambiental Zoom, que promove os cuidados com o Meio Ambiente através da pesca sustentável; voluntários do Centro de autoconhecimento e Meio Ambiente (Ama); Associação de Catadores e Produtos Recicláveis de Cabedelo (Acare); Secretarias de Educação e Saúde. 

Um dos stands mais visitados foi o voltado às atividades pesqueiras, coordenado pelo secretário de Pesca, Luiz Carlos Albuquerque.  

"Temos em Cabedelo a particularidade de sermos cercados de água. O estuário fica de um lado, com o rio; e do outro lado, o mar. E essa é uma cidade pesqueira que o meio ambiente está atrelado a tudo isso. Se nós não tivermos a consciência de manter o mar e o rio limpos, acabamos com nossos recursos pesqueiros. Não dá para falar disso sem pensar nas questões ambientais”, explicou. 

Consciência ambiental - As atividades da semana de Meio Ambiente continuarão a ser desenvolvidas através da realização de palestras nas escolas municipais, e os alunos que foram à praça Getúlio Vargas já demonstraram que ter consciência ambiental é essencial.

"Essa semana serve para ajudar o planeta, que já está tão poluído, e nós devemos ser esses agentes que estão tentando ajudar o Meio Ambiente. Se as pessoas compreenderem, vai dar tudo certo. Cada um de nós pode colaborar fazendo sua parte, assim como foi demonstrado aqui", diz Júlia Vitória, de 11 anos, aluna do 6º ano na escola municipal Paulino Siqueira.
Já João Vítor Pereira, que faz o 7º ano na escola municipal Adolfo Maia, demonstrou como cada pessoa pode fazer sua parte para ajudar na preservação do Meio Ambiente. "O meio ambiente é muito importante por causa de sua biodiversidade, que faz seu papel fundamental na natureza. Não jogar lixos nas ruas, fazer o plantio de árvores, não desperdiçar água, não desmatar áreas de mata... Tudo isso colabora com a sua defesa". 

A Semapa, através de parcerias com o Centro Ama e o IFPB, recebe como estagiários os alunos do curso técnico integrado e subsequente de Pesca. Gleyciane Tenório é uma delas. Aluna do 4º ano do curso integrado de Pesca, ela já se envolve nas atividades da Secretaria e dos órgãos parceiros. 

"Essa Semana tem o intuito de integrar a comunidade com os órgãos públicos. Estou na tenda da troca sustentável que ensina às crianças a importância dos produtos recicláveis. Essas atividades colaboram com o município, porque passam informações adiante sobre os temas abordados aqui". 

Secom Cabedelo


Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180