Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Comissão do Centenário do Padre Alfredo Barbosa realiza reunião sobre a experiência do sacerdote na Educação
30/5/2017 - Secretaria de Educação

Rennan Mel



A Comissão do Centenário do Padre Alfredo Barbosa – homenageado no Ano Cultural 2017 -, realizou, ontem (29), mais uma reunião com seus membros. O encontro, que aconteceu no Cabedelo Clube, reuniu diversos educadores e personalidades que chegaram a conviver com o sacerdote, a exemplo do professores José Francisco de Almeida, Antonita Servo, Rejane Viana, Maria Roberto de Lima e Alberto Magno (que representou o seu pai, Antônio Otávio), dentre outros.

Esse foi o IV encontro promovido pela Comissão, e teve como tema "Padre Alfredo e a Educação". Na ocasião, os participantes relataram histórias do antigo Ginásio Imaculada Conceição e do Grupo Escolar João XXIII, fundados graças à luta encampada pelo padre junto aos políticos da época. No local, também foi montada um miniexposição de fotos sobre a atuação do diácono na educação.

Quem coordena a comissão do centenário é o padre Ernando Teixeira, escritor e sobrinho de Alfredo Barbosa. Os encontros são abertos à comunidade e realizados mensalmente, geralmente, nas últimas terças-feiras de cada mês, e cada um deles traz uma temática sobre os aspectos da vida política e pastoral do padre em Cabedelo. Os temas já debatidos foram: "Padre Alfredo antes de Cabedelo", em fevereiro; "Padre Alfredo e Movimento de Promoção da Mulher", em março; e "Padre Alfredo, a vida paroquial e as pastorais", em abril. O próximo encontro será com o tema "Padre Alfredo e os Pescadores", às 19h, no dia 27 de junho, também no Cabedelo Clube.

"Convidamos a todos que quiserem compartilhar conosco das histórias vivenciadas pelo Padre Alfredo e queiram colaborar com esse projeto.  Cada encontro mensal trabalhamos um aspecto diferente", convidou o padre.

Ano Cultural - O Ano Cultural de 2017, promovido pela Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio da Secretaria de Educação (Seduc), também homenageia o Padre Alfredo Barbosa. Uma comissão da Seduc, coordenada pela professora Célia Aguiar, também acompanha os encontros do centenário com o objetivo de subsidiar as pesquisas para as atividades que serão desempenhadas nas escolas municipais ao longo deste ano.

De acordo com Célia, o Ano Cultural Padre Alfredo Barbosa está em fase de pesquisa e coleta de informações, bem como, estão acontecendo formações com professores de artes (do Centro de Artes e das Escolas) com o objetivo da promoção, geração de conteúdos e explanação sobre a metodologia de trabalho junto aos educadores. Nos próximos dias também serão realizadas reuniões com os demais professores (de disciplinas específicas), supervisores e gestores com o objetivo de trabalhar o material informativo; assim como, em breve, ocorrerão visitações nas unidades escolares para acompanhamento dos trabalhos.

"Cada homenageado no ano cultural traz um pouco da história de Cabedelo. E desde o início do ano que estão sendo feito um levantamento e sendo realizadas pesquisas sobre a vida do Padre Alfredo Barbosa. A comissão do centenário está nos ajudando demais porque nos apresenta um bom material informativo e traz pessoas que conviveram de perto com o Padre Alfredo. Por isso também sugerimos aos educadores que acompanhem estas reuniões", ressaltou a coordenadora.

Os próximos passos da comissão do Ano Cultural são a finalização das orientações gerais, que estão em fase de conclusão; como também do regulamento do concurso cultural, que, em breve, serão divulgados nas escolas e pra população.

Histórico do Ano Cultural - O Ano Cultural, promovido pela PMC, e que teve início em 2014 com a homenagem a Altimar Pimentel, tem por objetivo incentivar a pesquisa, o estudo da cultura e da história de Cabedelo e valorizar os autores da terra ou aqueles que ajudaram a desenvolver e divulgar a cultura local. Educacionalmente, ajuda no desenvolvimento da leitura, da comunicação verbal, dos dons artísticos e literários, proporciona a interação na escola, e entre elas, e serve de motivação para alunos quanto à pesquisa e a inventividade, bem como de incentivo ao desenvolvimento de projetos nas unidades de ensino. Ao final do ano, um livro contendo a história de vida do Padre Alfredo, será lançado, como forma de resgatar e propagar a memória dos homenageados. 

Quem foi o Padre Alfredo? - Padre Alfredo Barbosa dos Santos nasceu em João Pessoa, em 21 de agosto de 1917. Foi ordenado em 1944 e logo assumiu como coadjutor da paróquia de Lourdes, nas Trincheiras. Depois, em 1946, seguiu para Monteiro e, no ano seguinte, foi transferido para Campina Grande, tendo sido o primeiro pároco de São José, do bairro José Pinheiro.

No dia 8 de dezembro de 1951, criada a paróquia de Cabedelo, foi nomeado seu primeiro pároco e, ao mesmo tempo, administrador da antiga paróquia de Livramento. O Padre logo foi tomando conhecimento da realidade religiosa, econômica, social e cultural de seus paroquianos e, aos poucos, conquistando as pessoas, sem preocupação com promoção pessoal ou qualquer conforto de vida, apesar de ser estimado pela classe política e empresarial da cidade e do Estado.

Em consequência da diabetes, sofreu a amputação das pernas, entre 1983 e 1985, mas permaneceu alegre e bastante ativo até o final de sua vida. Faleceu no dia 11 de agosto de 2000 (dia de Santa Clara).

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180